Independente do tamanho da empresa, um bom controle do estoque poderá influenciar decisivamente para aumentar a lucratividade e a saúde financeira do negócio. Desta forma, abaixo listamos algumas dicas para controlar melhor o estoque de sua empresa.
1 – Primeiramente, cuide da organização do espaço físico onde seu estoque será armazenado. Planeje também quais produtos serão estocados, riscos de encalhamento, prazos de validade, bem como as necessidades para não deixar faltar nenhum item.
2 – Mantenha um controle rigoroso de todas as operações de entradas e saídas. Tudo que existe no estoque deve ser registrado, isso inclui: Transferências, devoluções, remessas para conserto e etc.
3 – Fique atento aos indicadores de desempenho, como: giro das mercadorias, composição do estoque, índice de atendimento de pedidos, índice de perdas e desperdícios, desvio, furtos, entre outros dados importantes.
4 – Substitua o controle manual por um sistema automatizado de controle de estoque. O software de gestão ERP traz inúmeras vantagens. Por exemplo, proporciona a automatização e integração dos processos, melhoria na comunicação e compartilhamento dos dados e maior segurança das informações. Além disso, auxilia no aumento da produtividade, redução de custos e desperdícios, além de diminuir erros e suporte à gestão.
5 – Procure trabalhar com relatórios e análises de estoque precisos, para não perder vendas por falta de estoque. Verifique o que está em baixa e compare com o que está tendo boa saída para fazer a reposição em tempo.
Confira também: Erros de gestão de estoque que você pode estar cometendo
7 – O controle de estoque afeta diretamente os resultados de todas as outras áreas. Por isso é necessário que esteja integrado a outros setores, principalmente à área de vendas. Daí a importância de um sistema ERP que faça essa integração.
8 – Um bom sistema de gestão irá ajudá-lo também a criar estratégias para que produtos com giro muito baixo possam ser retirados do estoque. Por exemplo, através de promoções ou doações ou até mesmo da eliminação do mix de produtos da empresa.
9 – Saiba comprar apenas o que realmente é necessário de cada insumo para manter as vendas fluindo. Isso prevene o excesso de estoque, o que compromete o capital de giro da empresa.