Como um ERP auxilia sua empresa a aumentar a produtividade?

Aumentar a produtividade de setores e processos é o sonho de qualquer gestor. Afinal, alcançar este objetivo traz diversos benefícios para o negócio, como redução de custos, maior agilidade, melhoria no atendimento e, consequentemente, aumento nos lucros. 

Claro que esta tarefa não é simples e exige investimento, tempo, dedicação e esforço. Porém, em um cenário cada vez mais competitivo, aumentar a produtividade da empresa é uma maneira de se diferenciar da concorrência e garantir melhores resultados. 

Neste post, vamos apresentar como um ERP pode auxiliar no aumento de produtividade do seu negócio. Continue acompanhando. 

Por que aumentar a produtividade da sua empresa? 

Como pontuado anteriormente, o aumento na produtividade da empresa traz diversos benefícios para o negócio. Para isso, a otimização de processos é essencial, além de ser um fator que torna a equipe mais produtiva, consequentemente melhorando o ambiente de trabalho e a satisfação dos clientes. 

Isso porque a melhoria de processos internos reduz o tempo necessário para a finalização de tarefas repetitivas e diminui erros e a necessidade de retrabalhos. Com isso, gestores e colaboradores conseguem focar em tarefas mais importantes e que podem ter impacto maior nos resultados da empresa. 

Como a tecnologia ajuda a aumentar a produtividade da empresa? 

A utilização de um ERP é uma das melhores maneiras de aumentar a produtividade de um negócio. Um sistema de gestão auxilia no controle de processos em tempo real, otimizando a maneira como uma empresa é administrada. Dentre esses benefícios, estão: 

Um dos principais benefícios de um ERP é a redução de erros nas operações de rotina da empresa.  

1 – Redução de erros na operação 

Ninguém está livre de cometer erros. As chances são maiores em processos repetitivos e burocráticos. Um sistema de gestão automatiza algumas tarefas burocráticas, reduzindo drasticamente falhas no processo. 

Além disso, o cruzamento de informações e os controles que um ERP oferece são ferramentas que auxiliam a identificar erros de processo para que sejam corrigidos o mais rápido possível. 

2 – Maior agilidade nos processos 

Alguns processos, como o preenchimento de notas fiscais e o controle de estoque, podem ser automatizados pelo sistema ERP, trazendo maior agilidade. Com isso, colaboradores podem focar em tarefas estratégicas e que têm um impacto maior para o negócio. 

3 – Relatórios para tomada de decisão 

O cruzamento de dados e o acesso a relatórios em tempo real são outras vantagens da utilização do ERP. Com um sistema de gestão, é possível ter um panorama da situação da empresa de maneira rápida e confiável. 

Imagine ter que fazer o controle do seu estoque manualmente, através de planilhas. Mesmo em empresas pequenas, atualizar todas as vendas e saídas de itens do depósito é uma tarefa que exige tempo e dedicação. Além disso, as chances de erros de registros são muito grandes.  

Com um ERP, este tipo de controle é automatizado. Assim, os dados e relatórios da empresa se tornam muito mais confiáveis, possibilitando uma tomada de decisão muito mais assertiva por parte dos gestores. 

4 – Integração entre setores 

A integração entre todos os setores da empresa é uma das melhores maneiras de aumentar a produtividade de toda empresa. Um sistema ERP permite a otimização de processos, trazendo maior agilidade para os colaboradores. 

Com um sistema de gestão, é possível, por exemplo, integrar a área comercial, o estoque e o financeiro. Assim, quando uma venda for realizada, cada setor envolvido recebe um aviso automático para preparar o produto para expedição e faturamento.  

5 – Maior controle financeiro 

Com um ERP, é possível realizar o controle de contas a pagar e a receber e automatizar o caixa da empresa, aumentando a produtividade e confiabilidade do setor financeiro da sua empresa. 

Assim, é possível, por exemplo, ter acesso aos históricos e entender os períodos de maior e menor faturamento da empresa, o que facilita no planejamento das metas de cada mês. E então? Compreendeu de que maneira um sistema ERP pode aumentar a produtividade da sua empresa? Com o ERPsoft da Otimizy, você tem acesso a módulos que auxiliam no controle de todos os processos do seu negócio. Clique aqui e solicite uma demonstração.

Crédito foto de capa: Negócio foto criado por senivpetro – br.freepik.com

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário