ERP é indispensável para sua empresa

Os famosos sistemas ERPs são muito conhecidos e usados em todo o mundo e por diversos tipos de empresa. O motivo de ser extremamente utilizado é porque facilita processos diários, como emissão de obrigações fiscais, pagamento e recebimento de cobranças de clientes e fornecedores, checagem de estoque, e muito mais.Muitas micro e pequenas empresas se limitam o uso de um ERP por causa do valor no investimento. Entretanto, existem diversos modelos e preços de sistemas de gestão que não exige um grande investimento. Porém, ao olhar o custo de um ERP comparado com o tempo gasto com anotações em cadernos e planilhas de excel, será que vale a pena continuar fazendo de forma manual?A questão é mais simples do que parece. Se a sua empresa quer ganhar mais agilidade nos processos, ter mais informações precisas para ajudar você na gestão, saber formar um preço de venda correto ou saber quanto de lucro sua empresa está gerando, é preciso investir, e esse investimento vai ter um custo. Porém é preciso olhar muito mais para os benefícios e retornos que esse investimento irá gerar. Por este motivo, listei alguns motivos para que a sua micro e pequena empresa invista em um sistema de gestão ERP para ajudar você a tomar melhores decisões e consequentemente ter melhores resultados. 

Gestão centralizada

Já deve ter ouvido alguém pedindo onde está os dados do cliente? Onde está os orçamentos? Alguém viu o relatório que fiz do estoque? Ou seja, ninguém sabe onde a informação realmente está. Um ERP tem a capacidade de centralizar todas as informações da empresa e ainda pode cruzar esses dados, evitando retrabalho, gasto de tempo em busca de informações e melhora a comunicação de todos os funcionários. 

Retrabalho nunca mais

Para que perder tempo redigindo alguma informação diversas vezes? Ou gerar aquele relatório manualmente todo fim de mês? Com a ajuda de um sistema isso é realizado automaticamente e com muito mais segurança nas informações. Como temos informações centralizadas de todos setores posso navegar de uma informação para outra e gerar relatórios e consultas com extrema agilidade.

Tempo

Quanto tempo um funcionário demora para criar ou atualizar uma planilha de excel? Quanto tempo leva para a contagem de estoque? Quanto tempo é gasto cobrando cliente? Esses processos demorados ficam extremamente rápidos e simples com o apoio de um sistema. ERP tem integração entre os setores, desta forma uma venda executada já alimenta informações financeiros e de estoque ao mesmo tempo, agilizando assim seu tempo.

Gestão inteligente

O ERP permite olhar a empresa de uma forma mais estratégica. Ele te dá oportunidade de ver históricos passados e projetar um planejamento e metas para os próximos meses com base em informações concretas. Além disso oferece painéis que lhe dão uma visão geral de suas finanças, vendas, estoque para que você possa acessar as informações em tempo real.  Assim, os gestores das empresas conseguem integrar os dados de todos os departamentos, permitindo que seja feita uma análise ampla e consolidada dos resultados obtidos.

Redução de erros e fraudes

O sistema ERP permite você realizar uma análise completa de todos os processos da sua empresa. Desta forma, decisões a respeito do que comprar, podem ser tomadas coletando informações no sistema evitando compras em excesso ou mal planejadas. Isso evita desperdício de dinheiro. 

Padroniza e moderniza os processos

Com um sistema de gestão os processos empresariais são automatizados, eliminando desta forma os processos lentos, antigos, uso de papeis e processos manuais. 

Tempo de resposta

A sua empresa repassa informações como demanda de compras para fornecedores, orçamentos para cliente, cobranças financeiras de uma forma mais rápida, tornando esse procedimento mais eficiente e, consequentemente, reduzindo o tempo de espera e tornando o serviço oferecido ao cliente ou fornecedor mais veloz.

Vantagem competitiva

Um dos principais motivos para as empresas usarem um sistema ERP é manter sua vantagem competitiva. É necessário modernizar, parar com processos manuais, que aumentam os riscos de erro, e adotar uma cultura baseada na alta performance.

Essas e muitos outros benefícios podem ser encontrados no ErpSoft, um software desenvolvido para atender as suas necessidades. Não deixe sua empresa parada no tempo é indispensável investir em tecnologia e desta forma agilizar os processos e obter os resultados desejados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *