Como fazer a gestão de equipes em trabalho remoto?

As alterações comportamentais e nas relações trabalhistas trazidas pela pandemia trouxeram diversos desafios para as pequenas empresas. Uma das principais dificuldades enfrentadas neste período foi a gestão de equipes em trabalho remoto. 

Desde março de 2020, muitos trabalhadores passaram a contar com a possibilidade de cumprir a jornada de trabalho de forma remota. Uma pesquisa realizada pela FIA aponta que 46% das empresas aderiram a algum tipo de trabalho remoto durante a pandemia, como o home office. 

Apesar dos desafios, muitas empresas perceberam os benefícios que o trabalho remoto oferece. Entre os principais, estão a redução de despesas, e a melhora na qualidade de vida e na produtividade de colaboradores. 

De acordo com um levantamento realizado pela consultoria em TI e negócios, everis, 75% dos colaboradores ouvidos apontaram facilidade em manter o ritmo de trabalho. A pesquisa também apontou que 45% dos funcionários utilizaram o tempo anteriormente utilizado para deslocamento entre casa e trabalho para estudos.   

Estes são alguns dos motivos para que este modelo de trabalho deixe de ser uma tendência e se torne de vez uma realidade entre as empresas no Brasil. Porém, apesar de trazer diversos benefícios tanto para colaboradores como para empresas, é preciso incluir algumas práticas na cultura da empresa para adaptar os funcionários ao trabalho remoto. 

Como realizar a gestão de equipes de trabalho remoto? 

Nenhum colaborador trabalha da mesma maneira. Se, para alguns, o trabalho remoto é uma maneira de aumentar a produtividade, para outros, manter o foco longe do escritório é uma tarefa impossível. 

A quantidade de distrações de um home office, por exemplo, pode ser enorme. Obras de vizinhos, crianças, animais de estimação e outros fatores podem tirar o foco das tarefas a serem desempenhadas. Por isso, é preciso realizar a gestão de times remotos para que todos consigam cumprir as metas e prazos estabelecidos. Confira algumas dicas de gestão de equipes remotas: 

1 – Dê autonomia para os colaboradores 

Oferecer autonomia para a tomada de decisão por parte dos colaboradores é um dos segredos para o sucesso da gestão de equipes remotas. Por isso, se esta ainda não for a cultura da empresa, ela deve ser adaptada de maneira a reduzir a supervisão constante e o microgerenciamento sobre cada um. 

Dessa maneira, cada colaborador passa a ser responsável por desempenhar as suas próprias tarefas, e os líderes podem focar em estratégias para melhorar o desempenho da equipe e cumprir as metas gerais da empresa. 

2 – Melhore a comunicação entre a equipe 

Um dos maiores desafios de equipes remotas tem a ver com a comunicação. Muitas vezes a finalização de alguma atividade depende de informações de outro colaborador, que pode estar ocupado com outra tarefa naquele momento. 

Portanto, é muito importante melhorar a comunicação entre os membros da equipe, buscando repassar as informações necessárias para cada tarefa de maneira clara e objetiva. Também é importante manter um arquivo ou banco de dados com as informações mais relevantes para que todos tenham acesso assim que precisarem. 

Outra maneira de melhorar a comunicação entre a equipe é promover reuniões diárias em que cada membro apresenta as atividades que está desempenhando e tem a oportunidade de tirar dúvidas ou solicitar auxílio. 

3 – Promova a integração entre a equipe 

A união de uma equipe remota é muito importante. Portanto, é preciso encontrar maneiras de promover a integração entre os membros da equipe. Além de realizar reuniões diárias rápidas para um checklist das atividades, é importante promover espaços para a troca de mensagens e experiências fora do ambiente de trabalho. 

Pode ser por meio da intranet ou ainda em reuniões semanais para um bate-papo descontraído. 

4 – Dar feedback é fundamental 

Estabelecer uma cultura de feedback é muito importante para o sucesso de uma equipe remota, afinal de contas, muitas vezes o colaborador pode se sentir inseguro sobre o seu desempenho profissional. 

Realize reuniões periódicas com cada membro da equipe para indicar pontos de melhorias e também para fazer elogios sobre atividades bem desempenhadas. Também fique aberto a receber críticas sobre o seu trabalho como gestor(a). 

5 – Use e abuse da tecnologia 

A tecnologia é a principal aliada de equipes remotas. Portanto, invista em ferramentas corretas para aumentar a produtividade da equipe. Alguns softwares permitem a centralização das atividades em um só lugar e ainda auxiliam a aumentar o foco dos colaboradores nas tarefas a serem cumpridas. 

Neste post, listamos algumas das principais ferramentas que utilizamos aqui na Otimizy. 

E então? Entendeu a importância da gestão de equipes em trabalho remoto? Quer mais conteúdos sobre gestão de empresas, empreendedorismo e finanças? Então acompanhe o canal do Youtube da Otimizy. Semanalmente, postamos diversos materiais para melhorar a gestão da sua empresa. 

Foto de capa: Foto de Vlada Karpovich no Pexels

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário