Você sabe o que é o DANFE e para que serve? Apesar de ser um documento muito utilizado, muitas pessoas ainda não sabem o que é e quando ele é utilizado. Neste artigo, vamos explicar mais sobre o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica.
A Nota Fiscal Eletrônica é um arquivo digital que não existe fisicamente. Por este motivo, criou-se um Documento Auxiliar para facilitar a fiscalização dos produtos que estão em transporte.
Mas o que é o DANFE?
O DANFE nada mais é do que a representação gráfica e impressa da Nota Fiscal Eletrônica. Ele é o documento que acompanha a mercadoria durante o seu transporte e contém a chave de 44 dígitos para acessar o arquivo XML da NF-e.
Apesar de ser obrigatório, ele não substitui a Nota Fiscal Eletrônica, modelo 55, que, como dito anteriormente, é um arquivo digital enviado ao SEFAZ. Além de conter a chave de acesso ao documento eletrônico, o DANFE possui algumas informações relevantes da Nota Fiscal, como:
- Dados do emitente.
- Natureza da operação
- Data e Hora da saída de mercadorias
- Dados da transportadora
- Identificação do Veículo
- Lista de Itens
Como emitir DANFE
A melhor maneira para emissão do DANFE é por meio de um sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Assim, é possível automatizar o processo e garantir que nenhuma informação esteja em desconformidade com as mercadorias. Para isso, além do sistema, é necessário um Certificado Digital e um CNPJ ativo.
O DANFE precisa ser impresso em papel, com dimensão mínima de 210X297 mm, ou seja, uma folha A4.
A emissão do DANFE ocorre após a Nota Fiscal Eletrônica ser enviada para a Receita Federal. Após este passo, o documento auxiliar poderá ser impresso e a mercadoria enviada ao destinatário.
E então? Entender o que é o DANFE? Precisa de um sistema simples e rápido para a emissão de documentos fiscais? Então conheça o ERPsoft One, e solicite uma demonstração.