Como o ambiente de trabalho influencia na produtividade

* Texto de Diego Fernandes

Falar sobre ambiente de trabalho é falar sobre qualidade de vida, já que a maioria das pessoas passam no mínimo 8 horas por dia tendo que trabalhar. 

Seja no escritório da empresa ou em casa, é dever do empregador garantir que os colaboradores tenham um espaço confortável e seguro para desempenharem suas atividades.

Cada profissão tem suas especificidades e modo de operar, umas mais braçais e dinâmicas e outras onde a pessoa fica sobretudo em frente a um computador. As nossas dicas aqui são para serviços que, como o nosso, são exercidos em escritório.

Todos esses itens têm seu impacto na produtividade, motivação e estímulo da criatividade dos colaboradores, então não são meros detalhes, são estratégias para o bem-estar e sucesso.

Os principais elementos de um bom ambiente de trabalho para quem trabalha em escritório:

Ergonomia:

Trata-se da disposição de móveis e equipamentos adequados para o exercício das atividades, de modo que o colaborador não venha a ter sua saúde afetada com as L.E.R: Lesões por esforço repetitivo, como por exemplo dores nas costas por má postura, machucar o punho por não apoiar o braço corretamente para mexer no mouse, e etc. É claro que não adianta ter um espaço adequado se o colaborador não policiar sua própria postura!

Decoração:

Sim, uma decoração bem feita é capaz de estimular a criatividade do colaborador, deixando o espaço mais inspirador e acolhedor. Há quem goste de personalizar seu cantinho com fotos e objetos pessoais, essa é uma boa dica! O uso das cores também é algo poderoso, não hesite em pesquisar sobre esse tema.

Iluminação:

Trabalhar em frente a uma tela exige bastante esforço dos nossos olhos, então é importante se atentar ao nível de brilho do monitor, por exemplo, e adequá-lo de acordo com a iluminação do ambiente. Luzes claras deixam as pessoas mais acordadas, já imaginou você trabalhando no escurinho e bate aquela preguiça… já era!

Climatização:

Ter um ambiente de trabalho climatizado, com várias janelas e ares-condicionados, especialmente quando há bastante gente no mesmo espaço, é sobre cuidar da saúde coletiva, ainda mais em tempos com doenças contagiosas como estamos vivendo. É bem provável que vá ter a “turminha do frio e a do calor”, mas nesse caso é necessário priorizar o bem-estar geral.

Infraestrutura tecnológica:

Ninguém merece uma internet ruim que fica caindo, né!? Isso pode afetar e gerar problemas para quem depende dela para trabalhar, por isso é importante prezar por uma rede estável. Um bom time de T.I à disposição para auxiliar também é um elemento imprescindível em toda empresa.

Relacionamentos interpessoais:

Trabalhar com várias pessoas é trabalhar com universos diferentes, já que cada um é único e possui sua diversidade (veja nossa matéria sobre diversidade aqui) . Então se dar bem com seus colegas, chefes e demais pessoas que estão no dia a dia de trabalho é fundamental para que todos se sintam bem, felizes e acolhidos. É maravilhoso quando temos aquele colega amigo pra jogar um papo fora, dar uma distraída, né? Não tenha receio, dar uma pausa para descontrair é super importante também!

MAS COMO MELHORAR O AMBIENTE DE TRABALHO NO HOME OFFICE?

É dever da empresa assegurar que seus colaboradores estejam bem equipados em suas casas. Isso pode ser feito com o fornecimentos de materiais (mouse pad, apoio para pés, por exemplo) ou mesmo através de ações incentivadoras e monitoradoras, como perguntar: “Ei colaborador, está tudo bem aí? Está confortável, tudo tranquilo, precisa de algum apoio?”. É claro que o home office é uma comodidade muito grande que a empresa oferece, então o empregado precisa também fazer sua parte cuidando dele mesmo e garantindo que seu rendimento não seja afetado.

Cuidar do ambiente de trabalho é sobre cuidar de si mesmo, prezar acima de tudo pela qualidade de vida. Não adianta se matar de trabalhar, entregar as atividades perfeitas, mas no final do dia estar acabado! Somos humanos, precisamos respeitar nossos limites também, afinal se nosso corpo é a nossa máquina, é preciso não abusar e estar com a “manutenção” em dia, senão não damos conta mesmo. 

Cuide-se e tenha um ótimo dia de trabalho!

Crédito da foto: Computador foto criado por diana.grytsku – br.freepik.com

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário