Análise de mercado: Como ela pode ajudar no seu negócio

Decisões baseadas no achismos podem ser prejudiciais para o seu empreendimento. Por isso é preciso realizar análise de mercado antes de iniciar qualquer mudança que pode impactar o seu negócio. Por isso preparamos este artigo com algumas dicas que podem auxiliar a sua empresa a analisar o mercado como um todo e  facilitar a tomada de decisão do gestor.

A análise de mercado é uma importante ferramenta que deve compor a sua estratégia de negócios. Com ela, você pode conhecer melhor o seu mercado, assim como potenciais consumidores, concorrentes, fornecedores e o cenário econômico. Por isso, a análise de mercado é o primeiro passo antes de tomar qualquer decisão, seja abrir um novo negócio ou expandir a sua área de atuação.

Para realizar uma boa análise de mercado você deve observar e interpretar o seu negócio como um todo. Dessa forma, é preciso considerar os seus pontos fortes e fracos, as principais tendências, quais são as ameaças e oportunidades, entre outros. Mas como falamos anteriormente, nada de achismos. A sua experiência pessoal é importante, mas trabalhar com dados reais faz com que você possa tomar decisões assertivas.

Confira alguns passos para uma boa análise de mercado:

Coleta de informações

Coletar informações é o primeiro passo para realizar a sua análise de mercado. Para isso, você pode utilizar fontes secundárias de informação,como em entidades empresariais e governamentais, imprensa, entre outros.

Outra forma de coletar dados é utilizar as informações que você possui na sua própria empresa. Você pode criar um banco de dados com as informações de seus clientes, principais produtos de sua empresa, entre outros dados que achar mais relevantes.

Algumas fontes de informação para a sua pesquisa:

IBGE – Aqui você encontra indicadores sociais e econômicos, além do perfil da população por cidade.

Caged – Quer saber como anda a economia de determinada cidade? Um fator essencial é o número de trabalhadores empregados. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho possui uma ferramenta que apresenta os dados mensais por cidade.

Sebrae – O Sebrae disponibiliza pesquisas e informações estatísticas sobre diversos setores que podem te auxiliar a coletar informações.

Análise de mercado: Clientes

Com as informações em mãos, está na hora de realizar a análise de mercado. Primeiramente,você deve traçar um perfil para entender quem são e porque seus clientes decidem adquirir o seu produto.

Para isso, você deve definir quem é o seu público-alvo. Você trabalha vendendo para o consumidor final, ou para outras empresas? Consiga informações sobre o seu mercado-alvo. Reúna as principais informações:

    • Quem são as pessoas que consomem meu produto?
    • Qual a idade?
    • Gênero?
    • Nível de instrução
    • Profissão
    • Renda
  • Onde moram?

Ter estas informações quantificadas pode te ajudar a entender melhor o seu cliente e entregar o melhor produto para eles.

Análise de mercado: Cenário

Antes de tomar decisões você também deve saber como está o andamento do mercado, verificando as oportunidades e ameaças que ele proporciona. Para isso analise qual é o potencial de vendas do mercado, se ele comporta uma nova empresa e quais as principais demandas dele.

Análise de mercado: Concorrência

Para analisar a sua concorrência , além de conhecer qual o potencial do seu mercado , você deve saber qual participação das outras empresas nele. Por isso, busque entender quais os pontos fortes e fracos dos produtos em relação ao seu. Dessa forma descubra qual o seu diferencial e invista nele.

Sempre que você for analisar o mercado é preciso observar ele como um todo para traçar a melhor estratégia. A análise de mercado é importante fator de sucesso de sua empresa e deve ser realizada periodicamente para que você possa tomar decisões assertivas na sua empresa. Gostou deste artigo? Que tal entender como um sistema de gestão pode te auxiliar no planejamento estratégico de sua empresa?

Confira também o e-Book: 10 dicas para fazer o Planejamento Financeiro Empresarial

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário