Dicas para capital de giro em momentos de crise

O Capital de giro em momentos de crise é necessário para a empresa avançar seus negócios no curto prazo. Ele envolve estratégias com seus fornecedores, clientes, impostos e sua contabilidade, que deve se manter atualizada.

Nos momentos de crise, o curto prazo é mais importante que o longo prazo, se não conseguir prosseguir e sobreviver com sua empresa no curto, não passará para o longo.

Vamos mostrar algumas estratégias para ter o Capital de giro em momentos de crise:

Recebimento de Clientes

Antecipar vendas e recebimentos, priorize suas vendas com cartão de crédito, á vista e boleto bancário. Sendo assim, é fundamental antecipar sempre os recebimentos de dinheiro no caixa.

Além disso ter um relacionamento bom com seu cliente, é de extrema importância manter contato com ele, deixar seu cadastro sempre atualizado e lembre-o das datas de pagamento e vendas realizadas.

Pagamento de Fornecedores

Adicione prazos de pagamentos mais longos, o que é fundamental e preserva seu caixa.

Além disso, diminua pedidos de produtos com pouca relevância no seu ramo. Sendo assim dê preferência aos fornecedores que tem mais prazos e créditos e sempre lembre de cumprir o pagamento conforme combinado, mantenha contato com eles. 

Nessa forma antecipamos o recebimento do cliente e trabalhamos com esse dinheiro para o pagamento dos fornecedores, não comprometendo o seu caixa.

Estoque

Primeiro passo de suma importância, produto parado no estoque é dinheiro parado. Crie uma lista com os produtos que possuem maior giro, que geram um retorno maior e faça promoções e descontos sobre produtos que tem um menor giro.

Tenha cuidado com a lotação do seu estoque, não é necessário manter um estoque para mais de 30 dias, priorize compras de maior giro.

Impostos

Negocie com seu contador e verifique as possibilidades de pagar seus impostos e juros parcelados, priorize os prazos combinados, essas conversas são importantes para manter seu negócio.

Funcionários e Salários

Converse com seus colaboradores, deixar de pagar o salário, pode ser o fim do seu negócio,  pense em reduções de início sem precisar demitir imediatamente, busque outras alternativas como antecipação de férias. 

Faça com que sua empresa mostre eficiência e produtividade, automatize seus processos. O contato com o departamento pessoal do seu escritório de contabilidade é fundamental para buscar as melhores alternativas trabalhistas.

Investimentos

Não invista a longo prazo, suspenda os investimentos que ultrapassem 6 meses sem retorno, busque retornos de curto prazo, com menor rentabilidade porém maior liquidez.

Vendas

Seja criativo, são as vendas que sustentam todo o seu negócio, entenda o que seu cliente precisa, foque nas vendas que tem mais força. Sendo assim converse com clientes que sempre compram de você, mantenha contato com eles e pesquise sobre o que precisam, adapte suas maneiras de venda, se o cliente estiver em casa, por exemplo, busque como melhor atendê-lo. 

Custos e Despesas

Corte custos e despesas o quanto conseguir, automatize o que for preciso, tudo que não tenha prioridade deve ser revisto e pausado de forma imediata.

Conseguir capital de giro em momentos de crise não é uma tarefa fácil, por isso todos os detalhes importam. Assim, somado as pequenas ações é possível obter grandes resultados.

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Este post tem 2 comentários

  1. Eu estou procurando obter financiamento para capitalizar minha empresa. Como seria possível neste momento.

    1. Jonathan

      Olá Edson, tudo bem? Nessas horas que é importante o seu histórico, verifica com a sua contabilidade os balanços atualizados dos últimos 12 meses, e com eles em mãos visite o seu gerente do banco para verificar a disponibilidade de crédito baseado nos seus dados.

Deixe um comentário