6 dicas para melhorar a gestão de estoque da sua empresa

A gestão de estoque é muito importante para empresas de todos os setores. Ele garante que o negócio tenha os itens que necessita para a comercialização, ou produção, no momento em que precisar e evita prejuízos por acúmulo de materiais. 

Controlar o estoque da sua empresa significa conhecer a quantidade de cada item à disposição e os custos de cada um deles, assim como o quanto eles podem gerar de lucro para o seu negócio. 

Sem dúvidas, o controle de estoque é muito importante para gerenciar o seu negócio. Por este motivo, listamos 6 dicas de gestão de estoque para implementar no seu negócio. 

Benefícios da gestão de estoque 

Erros no controle de estoque podem gerar muitos prejuízos para a empresa. Afinal, não realizar a gestão do estoque pode impactar em desperdício e em vendas perdidas. 

Imagine negociar uma venda com um cliente e, no momento em que for separar o pedido, descobrir que não possui o item no estoque. Provavelmente irá perder o negócio e o cliente ficará com uma imagem negativa da sua empresa. 

Além disso, a gestão de estoque evita desperdícios, já que você não terá acúmulo de materiais, reduzindo as chances de que algum item sofra alguma avaria por causa do tempo. 

Outro benefício da gestão de estoque é a possibilidade de negociar melhores condições junto a fornecedores. Como você terá um controle sobre todos os itens, pode trabalhar com projeções de estoque, dessa forma, adiantando-se a ficar sem materiais. Assim, você pode negociar melhores prazos e condições de pagamento. 

Como melhorar o controle de estoque 

Mas como implementar o controle de estoque na sua empresa e como manter ele em dia? Primeiramente, você precisa compreender que este é um processo contínuo. Ou seja, deve ser realizado sempre que um produto ou matéria-prima sair ou entrar em seu estoque. Vamos a algumas dicas sobre como melhorar a gestão deste setor. 

1- Faça um inventário 

Primeiramente, você deve organizar o espaço e contabilizar os itens que já possui em estoque. Faça o registro de cada produto ou matéria-prima e registre em uma planilha do excel ou em um sistema de gestão

A melhor hora de realizar este inventário é quando o estabelecimento estiver de portas fechadas, já que você precisa ter um controle total do se estoque. Lembre-se de realizar esta contagem de itens periodicamente para garantir que os números estejam corretos. 

2- Organize o estoque 

Durante o processo de inventário você deve começar a organizar o espaço físico do se estoque. Este é o momento de garantir que os itens com maior saída estejam de fácil acesso. Veja também se está usando a gravidade a seu favor. Coloque o que é mais pesado na parte inferior. Os itens leves e fáceis de se pegar em quantidades volumosas em partes mais altas. 

3- Registre todas as entradas e saídas 

De nada adianta todo o trabalho de inventariar o material se você não realizar o controle de entradas e saídas. Isso inclui todas as movimentações, desde compra e venda, até devoluções, produto que saiu para exposição em alguma feira, entre outros. 

Para garantir este controle de estoque você precisa definir um processo para o registro e também quem ficará responsável por cada alteração. 

4- Compre de forma inteligente 

Você deve fazer a compra dos materiais corretos, na quantidade certa, no tempo exato e com preços vantajosos. Com o seu estoque bem organizado e com um controle rigoroso de entradas e saídas é possível fazer projeções de uso ou vendas. Dessa forma, é possível fazer a gestão de compras de sua empresa. 

5- Negocie sempre 

Escolha bem seus fornecedores e busque aqueles que apresentam as melhores condições e prazos de entrega. O preço é importante, claro, mas a qualidade do produto, agilidade na entrega são fatores que pesam muito na hora da escolha. 

O controle de estoque facilita a conseguir as melhores condições, já que você tem a noção exata de quando irá ficar sem o produto que precisa. Isso evita que você fique sem matérias-primas ou itens com alta rotatividade. 

6- Utilize um sistema de gestão empresarial 

O controle de estoque fica muito mais simples com o uso de um sistema de gestão empresarial. Utilizando relatórios de inventário você agiliza o serviço e tem controle total sobre todas as entradas e saídas de sua empresa. Assim, você não se perde na hora de atualizar as planilhas do Excel.

Quer saber mais? Então cadastre-se e solicite uma demonstração do ERPsoft. 

Foto de capa: Foto de Tiger Lily no Pexels

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário