5 sinais de que é hora de investir em um sistema de gestão empresarial

Você já não consegue mais dar conta das tarefas diárias nem processar todas as informações que sua empresa gera? Talvez seja o momento de encontrar soluções para agilizar sua rotina administrativa. Esta é uma situação muito comum, principalmente para empresas que tiveram um crescimento repentino. O gestor, acostumado com uma certa quantidade de pedidos, pode se sentir um pouco perdido com a alteração no fluxo de trabalho. Se este é o seu caso, saiba que está na hora de investir em um sistema de gestão empresarial.

Este tipo de sistema, também conhecido como ERP, traz diversas facilidades para o gestor. É possível, por exemplo, organizar o estoque, reduzir o tempo de produção, controlar o fluxo de caixa, entre outros. Investir em um sistema de gestão empresarial, portanto, torna-se fundamental para toda empresa que busca profissionalizar e otimizar a maneira de administrar.

Porém, como saber se sua empresa realmente precisa de um ERP? Neste artigo você vai encontrar alguns sinais que indicam que sua empresa precisa investir em um sistema de gestão empresarial urgentemente.

Confira os sinais de que você precisa investir em um sistema de gestão empresarial

Uma empresa é semelhante a um organismo vivo. Caso tudo esteja em ordem, a tendência é de que ele se desenvolva e cresça de forma saudável. Porém se algo vai errado, isso acaba atrapalhando o seu desenvolvimento.

O Sistema Integrado de Gestão acaba funcionando justamente como uma forma de avaliar a saúde de sua empresa e controlar melhor os fatores que podem afetá-la. Ou seja, um ERP funciona como o sistema nervoso da organização, interligando todos os setores responsáveis pelo seu funcionamento. Confira abaixo os principais sinais que mostram a necessidade de investir em um software.

1- Falta de integração

Vamos supor que você queira dar uma corrida no parque. Para isso, o seu cérebro emite um comando para suas pernas, mãos e o resto do corpo para que as passadas sejam dadas de forma ritmada. Os pulmões são acionados para que ocorra a oxigenação e assim por diante. Agora imagine se não houvesse integração entre todos estes órgãos. Com certeza, seria um caos não poderíamos fazer nada.

Com uma empresa acontece a mesma coisa. Ou seja, as rotinas precisam estar integradas para garantir o seu pleno funcionamento. Por exemplo, como organizar seu estoque se não souber o número pedidos que precisam ser entregues nos próximos 30 dias? Ou como controlar o fluxo de caixa se não souber quais contas tem que pagar e quais os recebimentos de seus clientes?

Um sistema de gestão garante que todos os setores da organização funcionem de forma integrada. Dessa forma, sempre que ocorrer uma venda, por exemplo, todos os setores serão informados. Assim, sempre que um item for vendido, por exemplo, acontece automaticamente a baixa no estoque, seu controle financeiro é alterado, assim por diante.

Dessa maneira, você tem total controle das informações, podendo reduzir custos e criar estratégias para o crescimento do seu negócio.

2- Não saber se sua empresa está lucrando ou não

Se te perguntarem agora sobre a saúde financeira do seu negócio, qual seria sua resposta? Poderia responder na hora, ou teria que consultar inúmeras planilhas e fazer vários cálculos para dar uma resposta?

Investir em um sistema de gestão empresarial proporciona uma centralização das informações financeiras do seu negócio, com informações de todos os setores. Assim, você obtém relatórios que demonstram as despesas, receitas, custos, informações sobre fluxo de caixa e seus resultados, margem de contribuição, entre outros. Tudo de uma maneira clara e fácil de entender.

Confira também o e-Book: 5 segredos sobre as estratégias de lucro empresarial

3- Perder tempo com processos manuais

Tempo é dinheiro e atualizar planilhas de controle financeiro ou de estoque, gerar boletos, notas fiscais ou emitir pedidos pode demorar muito. Isso porque todos estes processos tomam um tempo precioso do seu funcionário, que poderia estar focado em tarefas mais importantes. Além disso, eles estão sujeitos a erros e retrabalhos, que podem gerar custos altos para a sua empresa.

Todos esses processos podem ser automatizados com um investimento em um sistema de gestão empresarial. Dessa maneira, é possível otimizar o tempo de sua equipe de trabalho, melhorando sua produtividade.

4- Não saber onde vai estar amanhã

Um dos grandes desafios da maioria dos empresários é a falta de planejamento. Sem isso, eles não tem ideia de qual patamar pretende alcançar no futuro, nem o que precisa fazer para alcançar determinado objetivo. Elaborar uma projeção futura pode se tornar um verdadeiro pesadelo, principalmente se você não possui dados da situação do seu negócio.

Torna-se impossível projetar vendas, ou planejar investimentos de forma segura se você não conhece nem a realidade atual do seu negócio. Um sistema ERP pode resolver esse problema. Por meio do cruzamento de informações dos setores, além de arquivo com dados de períodos anteriores, é possível criar relatórios gerenciais com projeções para os próximos períodos.

Dessa forma, você tem dados reais para a tomada de decisões. Assim, as chances de erros de planejamento diminuem consideravelmente.

5- Problemas com impostos e tarifas

Você tem dúvidas sobre o cálculo correto de impostos e tarifas? Não sabe qual o percentual de cálculo para determinado estado? Está com problemas com o Sped Fiscal ou com o Bloco K?

Um sistema de gestão pode dar mais tranquilidade para sua empresa. Com ele, é possível gerar os cálculos de forma automática, sem correr riscos de estar pagando mais do que deve, ou de que sua empresa sofra sanções e multas. Além disso, você fica despreocupado, já que o sistema é atualizado conforme alterações na legislação.

E então? Sua empresa está pronta para investir em um sistema de gestão empresarial? Então que tal conhecer o ERPsoft? Com ele, é possível ter total controle de todos os setores de sua empresa. Além disso, é possível personalizar o sistema, utilizando apenas os módulos que você realmente necessita.

Quer conhecer mais sobre o sistema e como ele pode ajudar a sua empresa? Então cadastre-se e solicite uma demonstração com nossos consultores.

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário