Vamos falar sobre os principais motivos que levam uma empresa a fechar. Infelizmente esta é uma triste realidade que se repete, por motivos sempre muito parecidos: gastar mais do que realmente pode, dificuldade de controlar as contas, não ter noção clara do que é despesa pessoal e do que é despesa da empresa.

Não é à toa que, segundo IBGE metade das empresas fecharam as portas após três anos de funcionamento devido a falta de gestão das finanças.

Em outra pesquisa realizada pelo Sebrae-SP fala que os principais motivos de fechamento das empresas são:

39% não sabiam o capital de giro necessário para abrir o negócio;

38% não pesquisaram para saber o número de concorrentes que teriam;

55% não buscou elaborar plano de negócio;

46% não pesquisaram sobre o número de clientes que teriam ou hábitos de consumo destes;

42% não calculou quanto necessitava vender para cobrir os custos, a fim de gerar ao final, o esperado lucro.

O que surpreende nesta pesquisa é que 68% dos empresários já tinham experiências no ramo de negócio, e isso não garante que seu negócio dê certo. É preciso assumir riscos e se colocar à frente de possíveis dificuldades, planejando e acompanhando de perto o que ocorre a cada momento. 

Administrar uma empresa não é nada fácil, e é preciso que o administrador possua uma série de habilidades e conhecimentos, para buscar a melhor maneira de desenvolver um bom trabalho. Listei 4 dicas que considero úteis e bem eficazes.

Mãos à obra

Administrar também é conhecer todos os passos ao longo do processo de sua empresa, não somente ver os resultado final em papéis, mas por a mão na massa, acompanhar a produção, os setores, todos bem de perto, e entender o todo do negócio.

Seja cauteloso

Independente do tamanho, toda a empresa possui movimentação de dinheiro, o que demanda um controle mais próximo dos gastos e custos, a fim de também buscar a redução dos mesmos se necessário. Por isso uma boa gestão financeira trará excelentes resultados. 

Planeje

Trace planos e estratégias a fim de alcançar objetivos, é necessário saber para onde se deseja ir e focar no caminho certo. Como diz um ditado: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”. 

Defina metas

É muito importante que a empresa defina metas, e estas sejam claras e visíveis para todos, definindo responsáveis e prazos das tarefas primordiais para que as metas serem de fato atingidas.

Faça uma gestão financeira

Este item continua me preocupando. Em muitas consultorias e cursos que realizo com diversos empresários faço a seguinte pergunta: “Quem sabe o percentual de lucro do mês passado?”. Fico pasmo em saber que grande maioria, se não dizer todos em algumas turmas, não sabem o percentual de lucro da sua empresa. Não sabe se está indo bem ou mal. Por este motivo deve-se realizar uma gestão financeiro de qualidade e não simplesmente pagar e receber em analisar nada. 

Espero que essas dicas ajudem. 

Um grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *