Você sabe o que faz a sua empresa perder dinheiro?

Decisões equivocadas, assim como a má gestão das finanças fazem a empresa perder dinheiro. Imprevistos acontecem. Porém, é por esse motivo que você deve estar preparado para solucionar problemas que podem prejudicar o desenvolvimento do negócio.

Mas, o pior é que muitos empreendedores nem se dão conta que estão tomando atitudes erradas e lesando o seu negócio. Assim,  suas empresas acabam perdendo dinheiro.

Pensando nisso, escrevemos este artigo com o objetivo de alertar você sobre os erros que podem fazer a sua empresa perder dinheiro. Quer saber quais são eles? Continue lendo e confira!

Falta de planejamento faz sua empresa perder dinheiro

O planejamento é essencial para definir objetivos e traçar estratégias para alcançá-los. Sem ele, você “andará em círculos” e não saberá onde está errando continuará o ciclo de sua empresa perder dinheiro.

Por meio dele, você conseguirá organizar as diretrizes da sua empresa para fazer com que ela cresça de maneira sustentável. Dessa forma, você diminui as chances de enfrentar dificuldades financeiras e falir.

As receitas serão administradas de uma forma mais eficiente. Assim, fazendo com que você entenda quanto recurso será necessário para realizar novos investimentos e, ao mesmo tempo, arcar com todos os compromissos da empresa.

Além disso, será possível verificar se o negócio está tendo gastos desnecessários. Caso positivo, ficará mais fácil identificar quais são essas despesas e o que pode ser feito para diminuí-las.

Confira também nosso e-book: 5 segredos sobre as estratégias de lucro empresarial

Funcionários sem treinamento

Oferecer treinamentos para os seus funcionários é investimento, pois isso proporcionará um retorno positivo para a sua empresa. Seus colaboradores têm capacidades e habilidades que precisam ser aproveitadas da melhor maneira possível.

Dessa maneira, se torna muito mais fácil definir metas específicas, pois a sua equipe estará preparada para alcançar os objetivos da empresa.

Além disso, eles se sentirão motivados em perceber que você vê grande potencial em cada um e acredita no profissionalismo deles.

Funcionários motivados produzem mais e com mais qualidade. Portanto, se você percebeu que sua equipe não está conseguindo atingir as metas é sinal que eles precisam de um incentive. A resposta pode ser uma capacitação que os instigue a superar as suas próprias expectativas.

Retrabalho é um dos principais motivos para sua empresa perder dinheiro

O retrabalho ocorre quando a tarefa não é realizada corretamente.  Isso pode acontecer devido a falta de atenção, falta de controle gerencial, falhas na comunicação ou ainda falta de comprometimento da equipe.

Quando o retrabalho acontece a sua empresa perde dinheiro. Quanto mais ela precisa refazer uma tarefa, mais onerosa essa atividade se torna, devido ao tempo perdido e material gasto.

Grosso modo, quanto maior o índice de retrabalho na sua empresa, maior será o impacto financeiro no seu caixa. Isso porque haverá uma perda desnecessária de capital para corrigir erros que poderiam ser evitados.

Para desviá-lo você precisa padronizar suas atividades. Dessa maneira, além de diminuir o retrabalho, você também conseguirá otimizar o tempo da sua equipe.

Não ter uma boa gestão de estoque

O estoque é um dos setores mais importantes dentro da empresa. Por isso é de suma importância que a sua gestão seja eficiente. Mas, na prática não é isso que acontece. Geralmente, a gestão de estoque é negligenciada, o que o torna desorganizado e isso pode refletir negativamente no seu negócio.

Fazer uma boa gestão de estoque é importante para que os produtos não permaneçam estagnados por muito tempo, pois a mercadoria parada pode se deteriorar e acarretar prejuízos para a empresa.

Para evitar falhas no estoque o ideal é que você atualize-o constantemente, fazendo o registro recorrente de todas as entradas e saídas.

Ao perceber que algum produto está estagnado, será possível criar estratégias para fazê-lo girar e otimizar suas vendas.

Calcular preços errados é um dos principais vilões para sua empresa perder dinheiro

Com o crescimento da concorrência, é normal que os empreendedores sintam-se pressionados a oferecer preços melhores. Com toda essa pressão, eles optam por aplicar uma estratégia de precificação errada, que acaba prejudicando o bom desenvolvimento da empresa.

Dentre os erros mais comuns estão:

  • não conhecer o seu público;
  • não atualizar seus preços por medo de diminuir o número de clientes;
  • desconsiderar os custos envolvidos, desde a compra do produto até a sua venda;
  • basear-se somente na concorrência;
  • oferecer promoções e descontos sem sentido, ou seja, sem realizar o cálculo correto.

Ao calcular os preços dos seus produtos você precisa ser realista. Tomar decisões desesperadas com o objetivo de atrair mais clientes a qualquer custo, sem pensar nas consequências, é uma prática que pode proporcionar sérios prejuízos para o seu negócio.

Misturar as finanças pessoais com as da empresa

Efetuar retiradas esporádicas do caixa e misturar as finanças pessoais com as da empresa é uma prática muito comum, porém é uma das mais prejudiciais para o negócio.

Quando você mistura as finanças, se torna cada vez mais difícil identificar quanto a sua empresa têm arrecadado, e o pior, você não consegue reconhecer se existe algum fator que esteja prejudicando o seu negócio.

Além disso, chegará o momento que você não consegue mais manter seus compromissos em dia — tanto pessoais, quanto empresariais —, pois não terá um controle eficiente de suas finanças.

Para evitar essa situação é importante criar um pró-labore para você. Assim, será possível organizar as suas finanças pessoais de acordo com o que você receberá no final do mês, sem comprometer o orçamento da empresa.

Falta de um sistema de gestão

Para manter as finanças da empresa em ordem, muitas tarefas precisam ser realizadas com a maior exatidão possível, por isso é importante contar com auxílio da tecnologia e deixar de lado os controles manuais, como planilhas de Excel.

Ter um sistema de gestão responsivo é muito importante para garantir a segurança e agilidade dos dados financeiros da empresa. Essas informações são essenciais na hora de realizar um corte de custos ou novo investimento, por exemplo.

Em resumo, o sistema de gestão vai auxiliar nas tomadas decisões, diminuindo — em grande escala — as margens de erros.

Você precisa contar com um sistema de fácil utilização que evita retrabalho de vários processos. Além disso, é importante optar por uma empresa que ofereça consultoria no momento da implantação do sistema, passando dicas para ter uma melhor gestão e melhor aproveitamento na utilização do sistema.

São muitos os fatores que podem fazer a sua empresa perder dinheiro.  Por isso é preciso ter um controle rigoroso de todos os seus processos, a fim de identificar o que precisa ser eliminado ou otimizado. Portanto, siga todas as nossas dicas, melhore a gestão financeira do seu negócio para não perder dinheiro!

O que achou das nossas dicas do que não deve fazer para sua empresa perder dinheiro? Quer acrescentar alguma informação? Ficou com dúvidas? Deixe tudo nos comentários!

Baixe também nosso e-book: 5 segredos da estratégia de lucro empresarial e descubra como aumentar o resultado do seu negócio.

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário