Você conhece a diferença entre Cupom e Nota Fiscal? Sabe o que cada um significa e em que situações são utilizadas?
Muitas vezes, na rotina corrida de uma empresa, alguns termos podem ser um pouco confusos. É o caso do Cupom e Nota Fiscal que, por terem funções próximas, causa confusão e muitos empresários.
Neste artigo, separamos algumas diferenças básicas entre os dois termos.
As principais diferenças entre Nota Fiscal e Cupom Fiscal
Tanto a nota quanto o cupom fiscal surgiram junto com o projeto SPED Fiscal. Para os consumidores, a principal diferença entre os dois documentos fiscais está na garantia fornecida.
Isso porque, o cliente que deseja trocar um produto defeituoso deverá apresentar a Nota Fiscal, já que este documento apresenta mais informações, como o CPF, nome completo e endereço do cliente, detalhes da empresa e da transportadora, descrição do produto, detalhes financeiros, entre outras informações.
O Cupom Fiscal é muito mais simples do que a Nota Fiscal. Ele é o documento emitido pela caixa registradora e possui informações como data, horário, local, valor da compra e apresenta a listagem dos itens, forma de pagamento, valor pago, desconto e troco.
Como fazer a emissão da Nota e Cupom Fiscal
Para realizar a emissão da Nota e do Cupom Fiscal é preciso de um software de gestão que permita compilar as informações e se comunicar com o Servidor do Sefaz para realizar a emissão do documento fiscal. Após, é possível imprimir a Nota ou Cupom Fiscal ou encaminhá-la para o cliente via e-mail ou SMS.