Você sabe qual o diferencial competitivo de sua empresa? O que faz com que ela se destaque em meio à concorrência? Caso você não conheça é bom se preparar e começar a observar o seu negócio e os seus competidores com mais atenção para entender como evidenciar os seus produtos ou serviços no mercado.
O diferencial competitivo nada mais é do que o conjunto de características que distinguem a oferta de sua empresa da concorrência. Ele está ligado à vantagem competitiva, conceito da Administração que é a característica que contribui para que o seu cliente perceba os benefícios do seu produto em relação aos outros competidores do mercado.
Portanto, o diferencial competitivo é um dos motivos pelo qual o cliente escolhe um produto de determinada marca e faz com que ela passe a dominar o mercado. Entender como esse processo é realizado em sua área de atuação pode te ajudar a explorar o diferencial de sua empresa e fidelizar o seu cliente.
As características de um diferencial competitivo.
Ter o preço mais barato, atendimento personalizado ou entregas mais ágeis não necessariamente são diferenciais competitivos de uma empresa. Isso porque, estas características podem ser facilmente copiáveis pela sua concorrência ou tornarem-se obsoletas devido à alguma nova tecnologia. Por isso, o diferencial competitivo deve ter algumas características que o torne único. Por isso, ele deve ser difícil de ser copiado, sustentável e bem definido.
Difícil de ser copiado
Seja um processo de produção novo, o atendimento individualizado, ou um modelo de entrega único, o seu diferencial competitivo só se mantêm se for difícil de ser imitado pela concorrência. No momento em que outra empresa passa a imitar o seu diferencial ele acaba se tornando obsoleto.
Seja único
Também conhecida como a Estratégia do Oceano Azul. Ser a única empresa que oferece algum tipo de solução para um problema enfrentado pelo seu cliente é um grande diferencial competitivo e faz com que você fique muitos passos à frente da concorrência.
Sustentabilidade
Neste caso, o termo sustentabilidade se refere ao tempo em que seu diferencial competitivo irá se manter sem que possa ser copiado ou substituído. Caso o seu diferencial não sobreviva ao longo do tempo ele se tornará apenas uma vantagem temporária.
Como definir o seu diferencial competitivo
Por mais que conhecer o seu diferencial competitivo pode fazer com que você se destaque no mercado, nem sempre é fácil criar este tipo de vantagem . Para te ajudar, separamos algumas dicas para que você desenvolva e fortaleça esta característica em seu negócio:
1- Conheça sua empresa e o mercado
O primeiro passo antes de estabelecer o seu diferencial competitivo é conhecer tanto a empresa quanto o mercado a fundo. E isso quer dizer a sua concorrência, seus clientes e seus pontos fortes e fracos.
Você deve saber quem é afetado pelo seu mercado e quais as soluções entregues atualmente. Na sua empresa, você deve saber quais os pontos podem ser otimizados e como você pode realizar esta tarefa. Para isso, você pode contar com o auxílio da tecnologia.
2- Invista em inovações
Como vimos anteriormente, a inovação é um dos fatores chaves para um bom diferencial competitivo. Investir em novos processos e tecnologias, além de dar liberdade para sua equipe de trabalho é fundamental para que a sua empresa possa se destacar no mercado. Isso faz com que os custos possam ser reduzidos. Além disso pode entregar um maior valor para o seu cliente final de maneira difícil de ser copiada.
3- Experiência do cliente
Investir na experiência de compra ou no manuseio do seu produto pode ser um grande diferencial para a sua empresa. Isso faz com que o seu cliente lembre de você no futuro e auxilia na fidelização dele. Assim, aumentando a sua venda, a satisfação com a sua empresa e trazendo diversos outros benefícios.
E então? Conseguimos te ajudar com as suas dúvidas quanto ao diferencial competitivo? Que tal acompanhar mais assuntos sobre a área de gestão em nosso blog?