Apesar das medidas restritivas e sanitárias, é possível continuar a vender na pandemia. Prova disso é que algumas empresas aumentaram em até 118% o faturamento em 2020.
Claro que o desafio é grande. Porém, a necessidade de adaptar o seu modelo de negócio para este período é o primeiro passo para assegurar que ele continue funcionando quando tudo voltar ao normal.
Afinal de contas, o comportamento do consumidor sofreu mudanças que devem permanecer por um bom tempo. Não apenas as compras pela internet aumentaram consideravelmente durante a pandemia, como também os serviços de delivery dispararam.
O impacto do coronavírus já tirou a vida de mais de 300 mil brasileiros, trouxe o caos ao setor de saúde e desestabilizou a economia. Com as restrições na mobilidade, houve um aumento nas interações digitais. E muitas empresas surfaram na onda para aumentar as suas vendas na pandemia com o auxílio de canais online.
As restrições sanitárias, necessárias para reduzir o número de casos e diminuir a sobrecarga no sistema de saúde continuam. E devem seguir por um bom tempo. Neste contexto, as empresas precisam se reinventar e buscar novas estratégias para vender na pandemia.
Isso porque existem oportunidades mesmo durante a quarentena. Porém, é preciso que sua empresa adapte estratégias de vendas e de entrega para aproveitá-las. Claro que tudo depende do setor e área de atuação do seu negócio. Mas é possível vender na pandemia com alguma criatividade e estratégia.
Neste post, vamos apontar algumas estratégias e dicas que você pode utilizar para vender na pandemia.
Como vender na pandemia
Apesar de importantes para reduzir os casos de coronavírus, as medidas de restrição trazem prejuízos para as empresas. Assim, cada mudança na cor da bandeira causa aflição para quem possui um negócio.
Afinal de contas, muitas empresas não têm caixa para permanecer por alguns dias fechadas. Por este motivo, é preciso se reinventar e encontrar maneiras para vender na pandemia.
Porém, antes de mais nada, é preciso realizar um diagnóstico financeiro da sua empresa e entender quais os custos e despesas que são possíveis reduzir no momento. Este passo é muito importante para garantir que sua empresa tenha fôlego e consiga vender na pandemia.
1 – Repense a forma de atendimento
É possível repensar a maneira como você atende os seus clientes durante a pandemia. Se você possui uma loja, por exemplo, é possível oferecer atendimento via Whatsapp e realizar entregas por delivery ou drive-trhu.
Em casos de restaurantes, as entregas por delivery se tornaram muito importantes. Mas é possível inovar oferecendo combos especiais para seus clientes durante este período.
Quando falamos em serviços, os atendimentos são um pouco mais complexos. Porém, em alguns casos, é possível atender o seu cliente online, por videochamada.
2 – Adote uma estratégia de pré-vendas
Muitas empresas de serviço, como salões de beleza e restaurantes, adotaram uma estratégia de pré-venda. A ação consiste em vender “vouchers” com desconto, que podem ser utilizados pelos clientes quando as restrições estiverem mais brandas.
Assim, a empresa pode antecipar o pagamento e ter um pouco de fôlego no caixa. Já o cliente paga adiantado com desconto para usufruir de um benefício futuro.
Porém, se você for adotar esta estratégia é preciso ter cuidados para garantir que sua empresa terá recursos no futuro para a prestação do serviço. Por este motivo, é preciso tomar cuidados com o seu fluxo de caixa.
3 – Aumente o ticket médio
Tentar aumentar o ticket médio é uma maneira de vender na pandemia e aumentar os lucros do seu negócio. Portanto, é importante aproveitar a sua base de clientes para oferecer pacotes de serviços, produtos complementares ou condições especiais para a compra.
Restaurantes, por exemplo, podem oferecer um desconto na compra de bebida para acompanhar o pedido. Uma loja de roupas pode oferecer descontos progressivos, dependendo da quantidade de produtos comprados, ou frete grátis para compras acima de determinado valor.
4 – Mantenha o contato com o seu cliente
Vender para quem já conhece a sua empresa custa, em média, 5 vezes menos do que para quem nunca ouviu falar de você. Por este motivo, é importante entrar em contato e oferecer benefícios para os seus clientes fiéis.
Utilize os canais que você possui a disposição para entrar em contato com eles, entender as necessidades que eles possuem no momento e, se possível, ofereça as soluções que sua empresa possui para atendê-los.
5 – Utilize estratégias de Marketing Digital
Utilizar estratégias de marketing digital é obrigação de quem quiser vender na pandemia. A sua empresa precisa estar presente onde seus clientes estão. E pode ter certeza que todos eles estão na internet.
Por este motivo, você precisa estar presente no mundo online. Não precisa ter um site elaborado, mas criar uma página nas redes sociais que seus clientes utilizam pode auxiliar sua empresa a vender na pandemia.
Além de estar presente na internet, é importante separar parte do orçamento da sua empresa para investir em anúncios online para expandir a presença da sua marca, alcançar mais pessoas e aumentar as vendas.
E então? Você já está utilizando alguma destas estratégias ou pretende utilizá-las na sua empresa? Este é o momento de começar a colocá-las em prática para vender na pandemia e garantir fôlego para o seu negócio.
Como falamos anteriormente, antes de mais nada, é preciso colocar as finanças do seu negócio em dia. O Curso Sucesso Financeiro Empresarial é ideal para quem está buscando estratégias de controle de custos e aumento da lucratividade. Clique aqui e saiba mais.