A comunicação é a base para a sobrevivência e evolução da raça humana e, para as empresas, não é diferente. Uma companhia que deseja sobreviver e crescer deve conhecer a importância da comunicação interna.
Nos dias de hoje, em que o mercado está cada vez mais saturado e competitivo, esta necessidade é ainda maior. Isso porque uma boa comunicação pode contribuir para otimizar os resultados do negócio, tornando-o mais eficiente, saudável e lucrativo.
Por este motivo criamos este post especialmente para você. Neste texto você vai entender a importância da comunicação interna, suas principais ferramentas e como ela pode ser otimizada em sua empresa. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!
O que é comunicação interna?
No contexto empresarial, é comum se falar na comunicação com foco nos clientes finais, objetivando engajar decisões de compras. Não há nada de errado nisso, mas também é preciso pensar nos clientes internos da organização. Ou seja, seus próprios funcionários.
Para ficar mais claro, é possível dizer que a comunicação interna é aquela focada nos integrantes da companhia, com objetivo de mantê-los sempre informados. Além disso, os mantém alinhados e comprometidos com os resultados.
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Willis Towers Watson, empresas que investem em uma comunicação eficaz com seus funcionários são mais rentáveis. Conforme o estudo, elas apresentam um desempenho até 47% superior às outras (que não investem no assunto).
O primeiro passo para garantir uma boa comunicação interna é garantir o apoio da liderança do empreendimento. Isso porque todos devem estar engajados com o assunto, para facilitar o diálogo e fluxo interno das informações. O segundo passo é investir nas ferramentas corretas.
Quais ferramentas podem ser usadas em pequenas empresas?
A tecnologia tem evoluído cada vez mais rápido. Atualmente é possível observar a automação de grande parte dos processos gerenciais, o que traz mais segurança e assertividade à empresa. Contudo, para não ficar para trás, é preciso se adequar às mudanças.
Com a comunicação interna não é diferente, isso porque muitas das antigas ferramentas — como mural de recados ou caixas de sugestões — tornaram-se obsoletas. Atualmente, existem sistemas capazes de potencializar todo o diálogo, tornando-o mais fluído e eficaz.
Veja agora as principais ferramentas:
- intranet;
- TV corporativa;
- redes sociais;
- newsletter;
- e-mail;
- aplicativos mobile;
- canais de vídeos;
- softwares especializados.
Para escolher a que mais adapta ao seu empreendimento é preciso primeiramente levar em consideração algumas variáveis, como: o perfil dos seus funcionários, a cultura da sua organização e o orçamento disponível para investir.
Porém o mais indicado é utilizar um software moderno e eficiente, capaz de se adequar as peculiaridades do seu empreendimento. Dessa maneira é possível atingir excelentes resultados.
Qual a importância da comunicação interna?
Do mesmo modo que existem muitas ferramentas, também existem muitos benefícios associados ao assunto. Isso porque quando há uma boa comunicação, os resultados podem ser vistos em todas as áreas e níveis do negócio. Veja agora os principais benefícios:
1. Engaja os funcionários na busca pelos resultados
De acordo com uma pesquisa realizada pela Microsoft, com 38 mil profissionais, os trabalhadores passam cerca de 17 horas semanais de forma improdutivas. Conforme 39% dos participantes, o principal motivo é a falta de comunicação com as equipes.
Dessa forma, através da comunicação interna, todos os colaboradores entendem com mais clareza o que devem fazer. Além disso, recebem feedbacks de forma mais contínua dos seus líderes. O resultado não poderia ser outro: um maior engajamento no trabalho.
2. Fortalece a cultura organizacional
A cultura de uma empresa é composta pelo conjunto dos hábitos, crenças e valores que são compartilhados internamento. Dessa forma, quando se consegue desenvolver uma cultura forte, focada em grandes resultados, o crescimento é garantido.
Nesse caso, a comunicação também possui um importante papel. É por meio dela que se diz o que é certo ou errado, o que se deve ou não fazer. Assim, quando há uma comunicação eficiente, os funcionários abraçam com mais fervor os valores compartilhados pela companhia.
3. Melhora o clima organizacional
O clima organizacional refere-se a qualidade do ambiente de trabalho e com ele influencia o comportamento dos profissionais. Ou seja, quando esse clima é denso, é muito provável que o número de conflitos internos e desligamentos (Turnover) cresçam exponencialmente.
Contudo, para que haja um bom clima, é preciso investir no diálogo com os colaboradores e nas relações interpessoais. Quando isso é feito, é possível otimizar a percepção de transparência, seriedade e credibilidade.
4. Otimiza o senso de pertencimento da equipe
Esse senso deve estar presente em todos os funcionários do negócio, novos e antigos. Isso porque quando um funcionário sente-se realmente parte do empreendimento, passa a vestir a “camisa” da empresa e entregar resultados melhores.
Quando há uma boa comunicação, os funcionários estão sempre bem informados sobre o que acontece dentro do estabelecimento. Isso contribui para que eles sintam-se importantes, parte indissolúvel do time de colaboradores.
Quer conhecer os segredos por trás das estratégias de lucro empresarial? Confira este e-book.
5. Mitiga o número de erros e problemas internos
Existem diversos problemas relacionados aos erros de uma empresa. É provável que o número de refugo (desperdício) de materiais cresça, os clientes fiquem insatisfeitos com o produto/serviço ou mesmo que ocorram acidentes no ambiente de trabalho.
A comunicação é a “arma” mais eficiente para eliminar esse tipo de problema. Segundo Peter Drucker, guru da administração, mais de 60% dos problemas e conflitos de uma empresa acontecem pela falta de comunicação.
6. Contribui para reter bons profissionais
Não é fácil encontrar mão de obra qualificada no Brasil. A nação está entre os cinco piores do mundo para adquirir pessoas talentosas, segundo relatório do ManpowerGroup. Por isso, quando se tem funcionários talentosos, é preciso retê-los.
Uma boa comunicação contribui para criar o ecossistema necessário para manter os profissionais acima da média. Isso porque ela ajuda a melhorar a relação entre líderes e liderados e reconhecer as pessoas que realmente entregam resultados.
Veja, esses são os principais benefícios para otimizar a comunicação dentro da sua empresa. Lembre-se que, para isso, é preciso de duas principais coisas: 1) o comprometimento da liderança com o assunto; 2) o uso das tecnologias corretas.
Agora que está por dentro do assunto e conhece a importância da comunicação interna, aproveite para continuar aprendendo. Assine nossa newsletter e receba nossas novidades diretamente em seu e-mail. Vamos lá!