Como o e-commerce pode ajudar no faturamento de sua empresa

Em pleno século XXI muitos varejistas tradicionais ainda possuem alguma resistência quanto à venda de produtos pela internet por meio de e-commerce. Como você deve saber, a presença no mundo online é, cada vez mais, uma necessidade para aqueles que querem ampliar a sua capacidade de vendas.

Porém, dentro de sua empresa você ainda encontra oposição para que comece a vender seus produtos através de um e-commerce. Que tal conhecer cinco benefícios de como as vendas online podem auxiliar a sua empresa a aumentar o faturamento?

O e-commerce, ou comércio eletrônico, nada mais é do que a venda de produtos ou serviços através de uma plataforma eletrônica, como o celular ou computador. A venda online acaba sendo uma ótima oportunidade para o empreendedor, que pode ampliar seus horizontes, vendendo para fora de seus limites territoriais. Conheça as principais vantagens nas vendas online:

Números que impressionam

A quantidade de consumidores que compram pela internet é grande e continua a crescer constantemente. Entre os motivos estão o avanço da tecnologia, facilidade de acesso e a segurança dos meios de pagamento.

Para se ter uma ideia, um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, demonstrou que 75% dos jovens entre 16 e 22 anos fazem compras online. Esta geração já nasceu na era digital e passa boa parte do dia conectada. Mesmo que o seu público-alvo não seja necessariamente desta faixa-etária é importante lembrar que os jovens são um importante fator de decisão de compra das famílias no Brasil.

De acordo com um levantamento realizado pela Ebit, que acompanha dados do varejo digital do país, somente no primeiro semestre de 2018, 27,4 milhões de consumidores fizeram compras online. Deste total, 4,5 milhões compraram pela primeira vez.

Ainda de acordo com o estudo, até final de 2018, o e-commerce deve faturar R$ 53,4 bilhões. Isso representa um aumento de 12% em relação a 2017.

Confira também: Segredos para aumentar a produtividade de sua empresa.

Confira também: Principais motivos para empresas perderem dinheiro

E-commerce pode fortalecer sua marca

Estar presente no digital pode ser uma boa ideia se você pretende fortalecer a sua marca e torná-la mais conhecida. Seja através de um site próprio para venda, bem como através de um marketplace (portal de e-commerce colaborativo), você pode ampliar a visibilidade de seus produtos.

Dessa forma, você pode comercializar para diferentes lugares, não ficando restrito à sua área de atuação. Assim sua empresa fica conhecida por um público muito maior.

Um e-commerce demanda baixo investimento

Cada vez é mais fácil abrir uma loja virtual, demandando investimentos cada vez menores. Os custos são muito menores do que uma loja física. Você pode aproveitar o estoque de sua empresa, enviando os produtos diretamente aos seus clientes. Dessa forma diminuindo ainda mais os custos operacionais.

Confira também: Você sabe como controlar o fluxo de caixa de sua empresa?

Facilidade de acesso

A sua loja virtual poderá ser acessada a qualquer hora e local, facilitando o consumidor a encontrar os seus produtos. Diferente da loja física, que está aberta apenas por um determinado período. E o seu consumidor precisa se deslocar até você.

Monitoramento

O monitoramento das vendas e do comportamento do seu cliente também é muito mais fácil no varejo online. Dessa forma você pode acompanhar quais os produtos chamam mais a atenção. Ao mesmo tempo, você pode saber qual o volume de visitantes do seu site, e quais os horários de maior movimento. Além disso é mais fácil para você descobrir quem é o seu cliente e quais as suas preferências. Por fim, você pode criar estratégias para fidelizar o seu cliente, ou criar promoções personalizadas para ampliar ainda mais as suas vendas.

Gostou deste artigo? Que tal conhecer mais sobre como melhorar o lucro de sua empresa? Clique aqui e baixe o nosso e-book: 5 segredos sobre as estratégias de lucro empresarial.

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário