Você está visualizando atualmente O que é DRE? Por que utilizar a DRE?
O que é DRE - Por que utilizar a DRE

O que é DRE? Por que utilizar a DRE?

É um dos deveres da contabilidade, fazer a análise de desempenho financeiro de uma empresa, para isso, os contadores utilizam a DRE. Ter o controle da vida financeira de uma empresa é essencial e o primeiro passo para garantir o seu sucesso e sua longevidade no mercado.

Se você não sabe fazer este gerenciamento, não se preocupe, mostrarei um pequeno guia sobre este demonstrativo e sobre seu funcionamento, vale a pena conferir!

O que é DRE?

O DRE, sigla para Demonstração do Resultado do Exercício, costuma ser utilizada para analisar o desempenho financeiro de uma determinada empresa, com ele é possível acompanhar os resultados mês a mês, além disso, também conseguimos monitorar suas receitas e despesas.

Este é um relatório que exibe se as operações estão obtendo lucro ou prejuízo, é conveniente realizar este relatório juntamente com o Balanço Patrimonial, é necessário contar com o apoio de um contador que possui o Conselho Regional de Contabilidade. 

De modo obrigatório, este relatório precisa ser gerado anualmente, algumas empresas podem utilizar uma versão mensal para este relatório, com o objetivo de deixar a contabilidade devidamente organizada.

Qual o objetivo do demonstrativo?

É uma ferramenta extremamente útil para a definição das estratégias de negócios, as etapas são formadas pelo resultado líquido da organização, caso haja o confronto de receitas, despesas e custos é necessário que seja feito uma análise para que a tomada de decisão possa ser realizada.

É também com a ajuda da gestão empresarial que o desempenho da empresa pode ser medido, a DRE no entanto, pode ser utilizada como um relatório gerencial, para ser possível analisar a saúde financeira de sua empresa. 

Quais informações devem ser incluídas?

Na hora de analisar a DRE, todas as receitas, custos e despesas devem ser anexados ao documento, para não errar no momento de elaborar o documento, veja as informações que devem ser incluídas:

Receita de vendas 

Deve ser colocado toda a receita da venda de produtos, prestação de serviços e venda de royalties.

Deduções e impostos 

Aqui, serão incluídos os impostos e os descontos que foram oferecidos, é necessário informar o abatimento que é relacionado à vendas, como o ICMS, por exemplo. 

Receita líquida 

Esta receita é a subtração da receita de vendas das deduções, também deve estar no relatório. 

Custo Variável (CPV ou CMV)

Se refere ao: Custo de Produtos Vendidos, o Custo de Mercadorias Vendidas e o Custo dos Serviços, deverão ser incluídos os gastos com: fabricação de produtos, compra de mercadorias. 

Margem bruta 

Devemos subtrair a receita líquida dos Custos Variáveis, esta informação é relevante para todas as organizações, independente de tamanho ou regime tributário.

Despesas variáveis 

É necessário ter cuidado com estas despesas, afinal, sabemos que estas despesas estão relacionadas a fatores externos, como é o caso de frete de entrega de pedidos, combustível, essas despesas não possuem ligação com a produção. 

Resultado do  exercício

É equivalente aos lucros e prejuízos que uma organização pode apresentar após um determinado lançamento das receitas e despesas, se você não tem experiência para o preenchimento desse documento, é fundamental pedir ajuda de uma consultoria de gestão empresarial

Tipos de análises que podem ser feitas 

Há alguns modelos que os contadores e consultores podem utilizar, para compreender a estrutura da declaração da DRE, abaixo, separei alguns modelos mais comuns:

Análise vertical 

Devemos verificar o percentual que representa a conta de custos ou despesas, que tem que ser comparada à receita bruta, se os itens não estão estáveis, podemos detectar quais fatores estão causando mais impacto. 

Análise horizontal 

Detectamos a proporção entre elevação e diminuição de fatores como: receitas, custos e despesas ao longo de um determinado período, podemos comparar o mês atual com o mês anterior, a produtividade pode ser melhor monitorada. 

DRE Planejado X Realizado 

Podemos perceber se as metas que foram planejadas estão sendo alcançadas, dentro do tempo previsto, você pode criar uma coluna para a declaração e fazer a comparação entre os resultados planejados e resultados realizados. 

Indicadores de desempenho 

Com a medição de KPIs, a gestão torna-se mais assertiva, para a medição, alguns índices podem ser analisados, por exemplo:  faturamento bruto, ticket médio, lucratividade, etc, dessa forma, podemos realizar o monitoramento do desempenho do negócio. 

Diferenças entre DRE e fluxo de caixa 

Ambos possuem a missão de ajudar os gestores de empresas, para que o acompanhamento da vida financeira da empresa seja o mais simples possível, o fluxo de caixa é realizado com base no regime do caixa, para a elaboração da DRE utilizamos o regime de competência. 

O fluxo de caixa torna a visualização de curto prazo mais simples, já a DRE traz informações mais detalhadas a respeito do cenário financeiro que a empresa se encontra, na DRE não há somente informações sobre entrada e saída, encontramos tudo o que é relacionado com custos e despesas.  

Quem deve entregar?

Além de preparar, algumas empresas também devem divulgar o documento, como é o caso de empresas com capital aberto, o documento deve ser apresentado a cada seis meses, conforme a legislação brasileira, a apresentação pode ser feita no diário oficial da empresa. 

As empresas que conhecemos como Sociedade Limitada, podem preparar o documento, logo, não há necessidade de publicar em diário oficial, caso esteja necessitando de ajuda para a elaboração de sua DRE entre em contato para uma consultoria de gestão empresarial. 

Eu Samuel, posso ajudá-lo(a) a organizar a vida financeira de sua empresa, em casos mais críticos este tipo de organização, pode impedir a falência das empresas, afinal, em todo o Brasil, as empresas fecham em até 5 anos de existência por falta de conhecimento sobre o controle da vida financeira.

Tenho especializações em instituições nacionais e internacionais, já atuei com segmentos como indústria e varejo, atualmente, também disponibilizo um blog com conteúdos gratuitos e pagos, sobre gestão financeira e empresarial.  

Conclusão 

Portanto, a DRE é extremamente importante para a contabilidade de sua empresa, se você necessita de ajuda para a gestão empresarial de sua empresa, agende já a uma consultoria, estou à disposição para ajudar a elevar a lucratividade de sua empresa, tornando-a mais competitiva. 

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário