Ter presença digital é quase que obrigação de toda empresa que quer conquistar novos clientes. E neste contexto, uma loja virtual é uma oportunidade de ampliar as suas vendas, impactar mais clientes e melhorar as finanças do seu negócio.
É inegável o impacto que a internet e, principalmente, a democratização dos smartphones tiveram no comportamento do consumidor. A facilidade de acesso à informação, a possibilidade de comunicação com qualquer parte do mundo e a segurança cada vez maior tornou as compras pela internet cada vez mais recorrentes.
Muitos empresários do setor do varejo, principalmente os mais antigos, ainda possuem muitos preconceitos com as vendas pela internet. Talvez por não compreenderem o potencial de vendas que este meio de vendas traz, ou por verem o digital como uma concorrente direta da loja física.
O certo é que se você tem um negócio físico, pode estar perdendo muito dinheiro por não estar no digital. Neste post vamos explicar os principais motivos para abrir uma loja virtual.
5 Motivos para abrir uma loja virtual
Primeiramente, antes de entendermos os principais motivos para abrir uma loja virtual é compreendermos que ela não necessariamente é um negócio separado do seu empreendimento físico. Ambos devem se complementar para alcançar o máximo de pessoas da melhor maneira possível.
Abaixo listamos os principais motivos para ter uma loja virtual.
1 – Atendimento 24/7
Um dos maiores benefícios em abrir uma loja virtual é que ela fica aberta 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ou seja, ela está à disposição do seu público a qualquer momento em que ele deseja realizar uma compra e não apenas durante o horário comercial.
Ou seja, se alguém quiser comprar um de seus produtos durante a madrugada de sábado você não precisa ter um funcionário de plantão fazendo este atendimento.
2 – Sem limites geográficos
Já imaginou vender o seu produto para a China? Com uma loja virtual as suas vendas não ficam limitadas ao seu Bairro, Cidade ou Região. Você pode vender para qualquer parte do mundo sem a necessidade de que os clientes entrem no seu estabelecimento ou enviar um representante até eles.
3 – Investimento baixo para abrir uma loja virtual
Abrir uma loja física é muito mais simples do que parece e não exige custos iniciais elevados como uma loja física, em que você precisa bancar com a estrutura, aluguel, contratação de funcionários, decoração…
Para abrir uma loja física você precisa apenas investir em um site, um domínio e em um sistema integrado para fazer o controle dos pedidos, estoque e emissões de notas fiscais.
4 – Entenda seu público
Com uma loja virtual é possível alcançar novos públicos e entender melhor as preferências deles. Você pode consultar quais as compras que determinado cliente realizou, consultar o histórico, traçar um perfil, entender quais produtos mais procurados, entre outras informações.
Tudo isso é muito útil para compreender melhor o seu público para melhorar a oferta de produtos e fidelizar ainda mais os seus clientes.
5 – Sua empresa pode estar ficando para trás
Se seu concorrente ainda não possui uma loja virtual, tenha a certeza que em breve ele terá. Como dito anteriormente, a internet não é mais uma tendência, mas uma realidade. Por isso, você precisa abrir este canal de vendas para não ficar atrás da concorrência.
Confira também:
Relacionamento com o Cliente – Como um CRM pode ajudar a vender mais
Com a automação comercial permite gerar mais vendas
4 Tipos de venda que todo empresário deve conhecer
Dicas para abrir uma loja virtual
Agora que você conhece os motivos para estar presente na internet, separamos algumas dicas para se dar bem ao utilizar este canal de vendas e gerar receitas para sua empresa.
1 – Planejamento
O primeiro passo para ter sucesso em qualquer empreitada é o planejamento. E quando falamos de expandir nosso negócio para o ambiente virtual isso não é diferente. Portanto, antes de mais nada, tire um tempo para estudar os seus concorrentes, o seu público e planejar ações online antes do lançamento da sua loja virtual.
2 – Meios de pagamento
Facilitar a maneira como seus clientes podem realizar os pagamentos também é uma boa prática, principalmente quando trabalhamos com clientes pessoa física. Algumas pessoas preferem pagar parcelado, outras preferem pagar no boleto. Portanto, busque diversificar os meios de pagamento na sua empresa.
3 – Escolha os meios de divulgação para sua loja virtual
Não basta apenas abrir uma loja virtual e esperar que as pessoas cheguem nela. É preciso escolher os meios de divulgação para o seu site. Crie uma página no Facebook e alimente-a com conteúdos.
Você também pode realizar anúncios pagos, tanto nas redes sociais como Facebook e Instagram, como na Rede de Pesquisa do Google para ampliar o alcance. Estes anúncios acabam saindo mais baratos do que nas mídias tradicionais, como em rádios e jornais.
4 – Fotos e descrições dos produtos
Como o cliente que compra online não tem a possibilidade de tocar nem sentir o produto antes da compra você precisa criar descrições detalhadas dos itens e tire boas fotos.
É importante tirar todas as dúvidas que ele possa ter para conseguir fechar boas vendas.
5 – Política de devolução da sua loja virtual
Outro ponto fundamental para ter sucesso com uma loja virtual é criar uma política de devoluções. O próprio Código de Defesa do Consumidor, em seu artigo 49, aponta que o cliente pode desistir da compra até 7 dias após o recebimento do produto – desde que a compra seja feita fora do estabelecimento comercial.
Além disso, uma política de devoluções clara pode tranquilizar potenciais clientes que desejam comprar um de seus produtos, mas estão receosos.
6 – Utilize um sistema de gestão empresarial
Abrir um novo canal de vendas é um desafio e exige ainda mais controle de seus processos empresariais. Por isso, é importante contar com um sistema de gestão empresarial que possa otimizar o tempo e agilizar processos.
Com o ERPsoft você consegue fazer a gestão comercial, controlar o financeiro da sua empresa, organizar o seu estoque e muito mais.
Clique aqui e agende uma demonstração com um de nossos consultores.
Crédito da foto de capa: <a href=”https://www.freepik.com/free-photos-vectors/business”>Business photo created by freepik – www.freepik.com</a>