5 dicas de gestão para aquecer as vendas no inverno

Julho trouxe uma excelente oportunidade para esquentar as vendas no inverno. A onda de frio na região sul e sudeste do Brasil não apenas gera boas fotos e vídeos de neve, como também bons negócios para empresas que conseguem pensar em estratégias para aproveitar a sazonalidade. 

Por este motivo, criamos este post com 5 dicas de gestão para esquentar as suas vendas no inverno. 

Como aumentar as vendas no inverno? 

A sazonalidade é um grande fator para o aumento ou diminuição das vendas em alguns setores da economia. Com o inverno não é diferente. Alguns segmentos tem um crescimento na procura, enquanto outros podem passar por dificuldades nesta época do ano. 

Por exemplo: somente neste ano, os aquecedores registraram um aumento de mais de 80% no volume de buscas no Google desde o início do inverno. Este aumento repentino é uma tendência ao longo dos anos, o que pode fazer com que empresas antenadas possam aproveitar esta época para aumentar as vendas, já que as mudanças de temperatura afetam o comportamento do consumidor e impactam diretamente na sua empresa. 

Abaixo, confira algumas dicas de gestão que podem te ajudar a aumentar suas vendas no inverno. 

1 – Analise os dados de anos anteriores 

A análise de dados é o primeiro passo para aumentar as vendas na estação mais fria do ano, já que este tipo de informação irá auxiliar você a pensar em estratégias para potencializar suas vendas nesta época. 

Para ajudar a criar estratégias, busque no seu banco de dados informações de outros anos sobre: 1) produtos mais vendidos; 2) produtos menos vendidos; 3) perfil dos seus principais clientes (sexo, idade, cidade, recorrência de compras etc.); 4) ticket médio. 

Caso você já possua um sistema ERP, é possível gerar este tipo de relatório em poucos cliques. Estas informações são muito importantes para entender o perfil dos seus clientes e quais os produtos que representam maiores oportunidades. 

Porém, se você não tem históricos de vendas de anos anteriores, busque informações na internet. Com o Google Trends, por exemplo, é possível ter acesso a dados como volume de buscas de determinados termos no buscador. Assim, é possível ter uma base do que é tendência no país e região. 

2 – Organize seu estoque 

Com a análise de dados, é importante preparar o seu estoque para aproveitar as vendas no inverno. 

Baseado nos dados de anos anteriores, você pode fazer um levantamento da quantidade de produtos necessários para atender sua clientela e, então, negociar melhores prazos e condições com seus fornecedores para melhorar sua margem de lucro. 

Este tipo de organização também auxilia a evitar estoques encalhados quando o inverno chegar ao fim. 

3 – Faça promoções e kits especiais 

A estação mais fria do ano é uma excelente oportunidade para realizar promoções de determinados produtos. Existem diferentes datas especiais que podem aumentar as vendas no inverno, como São João e Dia dos Pais. 

Aproveite estas datas comemorativas para realizar promoções, oferecendo descontos especiais para determinados itens. Também é possível utilizar estes dias para aumentar o ticket médio por meio de estratégias de cross-sell.  

Outra dica para aumentar as vendas no inverno é oferecer kits especiais nesta época. Dessa maneira, você aumenta o ticket médio e tem a oportunidade de comercializar algum produto que normalmente não possui tanto apelo comercial. 

4 – Invista em marketing 

Invista em marketing e destaque as ações que sua empresa está realizando nesta época do ano. Destaque nas redes sociais da empresa os produtos da época e as promoções que está realizando. 

Utilize também publicações temáticas, destacando o frio e como o seu produto ou serviço pode trazer mais conforto ou resolver algum problema do seu cliente.  

5 – Proporcione um atendimento diferenciado 

Uma estratégia para aumentar as vendas no inverno é o atendimento diferenciado aos seus clientes. As baixas temperaturas fazem com que as pessoas prefiram ficar em casa, portanto, oferecer o atendimento a domicílio ou delivery é um serviço que pode fazer com que você venda mais durante este período.  

Outra maneira de se diferenciar da concorrência é a oportunidade de agendar horário para ir ao seu estabelecimento. Além de atender cada cliente individualmente (o que aumenta a sensação de exclusividade), esta prática ainda auxilia no distanciamento social, ação muito importante para conter a pandemia do coronavírus.  

E então? Gostou das dicas para aumentar as vendas no inverno? Um sistema ERP auxilia sua empresa a implementar cada uma delas. Quer saber mais? Conheça o ERPsoft e solicite uma demonstração. 

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário