Porque automatizar boletos da sua empresa

Existem muitas rotinas no dia a dia de uma empresa que podem ser automatizadas para tornar o trabalho muito mais simples e fácil. Uma das maneiras de agilizar o processo financeiro do seu negócio é automatizar boletos bancários.

Isso porque, dependendo da quantidade de clientes que sua empresa possuir, a geração manual de cada boleto pode se tornar um processo demorado e cansativo. 

Além disso, como muitas vezes os prazos de cobrança não são os mesmos, é possível que ocorram erros na geração manual destes documentos de cobrança.

Neste post separamos alguns motivos para automatizar boletos bancários e agilizar a sua rotina.

Motivos para automatizar boletos bancários

Mais agilidade

Primeiramente, como dito anteriormente, automatizar boletos bancários significa uma maior agilidade na rotina da sua empresa. 

Basta fazer os cálculos de quanto tempo você perde para procurar os dados de cada cliente, preenche-los manualmente e depois enviar o boleto para cada um deles. Todo este tempo poderia ser utilizado para realizar alguma outra tarefa mais estratégica para o seu negócio, não é mesmo?

Redução de erros

A possibilidade de ocorrer algum erro de digitação ou de envio é grande, gerando inúmeros transtornos e retrabalho, fazendo com que você desperdice ainda mais tempo nesta tarefa.

As falhas humanas podem acontecer sempre que um processo repetitivo, como a geração de um boleto, ocorre. Por isso, pode haver erro de cálculo, digitações incorretas de alguma informação importante, como endereço do cliente, ou até da data acordada para o vencimento. Estes tipos de erros podem trazer consequências negativas para a sua empresa.

Menos inadimplência

A automatização de boletos bancários também é uma maneira de reduzir a inadimplência dos seus clientes. Afinal, com o processo de envio e recebimento automatizado você consegue ter um controle maior sobre quem pagou ou não pagou. 

Assim, é possível criar estratégias de cobrança para aqueles clientes que estão inadimplentes e oferecer algum tipo de benefício para aqueles que pagam em dia.

Além disso, com um processo automatizado é possível enviar lembretes para os seus clientes de que um boleto está para vencer ou já está em atraso, diminuindo ainda mais o seu índice de inadimplência.

Mais controle

A automatização de boletos através de um sistema permite que você tenha mais controle sobre o financeiro do seu negócio, possibilitando identificar melhor as entradas de recursos da sua empresa.

Este tipo de controle é muito importante para a organização do seu fluxo de caixa, tornando todo o processo muito mais confiável.

Com um sistema de gestão, como o ERPSoft é possível gerar e enviar boletos automaticamente a partir de agendamentos no sistema. Além disso, é possível ainda enviar automaticamente mensagens avisando sobre a inadimplência de algum cliente.O sistema também possui uma funcionalidade para o recebimento automático da remessa bancária. 

Com a integração desenvolvida, é possível fazer o envio automático do arquivo de remessa de boletos para os bancos e receber a informação de pagamentos direto no sistema. Não é preciso mais acessar o site do banco para enviar o arquivo de remessa e no outro dia voltar para baixar o arquivo de retorno.Que tal saber mais sobre como automatizar os boletos bancários da sua empresa e ter mais agilidade na sua rotina? Agende uma demonstração com um de nossos consultores agora mesmo.

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário