You are currently viewing C-Level: o que significa CEO, CFO, COO e outros?

C-Level: o que significa CEO, CFO, COO e outros?

Introdução

CEO, CFO, COO e outros são algumas siglas comuns no mundo corporativo, especialmente em startups.

Esta estrutura executiva de gestão é criada quando a empresa começa a expandir e precisa de pessoas especializadas.

Esses profissionais realizam um trabalho estratégico dentro da organização e essas funções executivas costumam ser chamadas de Chief ___ Officer, com o nome da área pela qual o profissional é responsável.

Chief Executive Officer (CEO)

CEO é uma sigla inglês que significa Chief Executive Officer. Traduzindo é o presidente-executivo ou diretor geral de uma empresa.

Esse é o cargo mais alto da empresa e representa o Diretor Executivo, aquele que tem o poder de decisão.

O CEO deve ter a capacidade de negociar, olhar o mercado, fazer parcerias, conversar com os fornecedores, observar as concorrências e analisar possíveis tendências. É a pessoa mais estratégica da empresa.

Chief Financial Officer (CFO)

É o diretor financeiro responsável pelas metas financeiras da empresa e controla todo o orçamento.

Além disso, o CFO é o responsável pela parte estratégica financeira de uma empresa, e cuida de todos os investimentos e supervisiona o capital da companhia realizando controle rígido e auditoria para apresentar os resultados ao CEO e aos investidores.

Chief Operating Officer (COO)

Esse é o cargo mais importante. Isso porque, diferente do CEO que olha para fora, o COO garante que tudo está bem encaminhado dentro de uma empresa.

É o famoso diretor operacional. É o braço direito do CEO, que coordena mais de perto as rotinas operacionais de uma companhia.

Responsável por dar forma ao produto ou serviço até entregar ao cliente.

Chief Marketing Officer (CMO)

Diretor de Marketing da empresa, responsável por liderar e analisar as oportunidades do mercado e criar estratégias para que o seu negócio alcance os objetivos traçados.

Ele também é o responsável por fazer a empresa ser reconhecida, principalmente pelo seu público-alvo, além de comandar as ações realizadas entre os departamentos.

CMO deve ser bastante comunicativa. Pois precisa frequentemente se comunicar com outros departamentos para firmar suas estratégias de marketing digital e offline.

Chief Product Officer (CPO)

Se trata do diretor de produtos. É ele que comanda todas as atividades relativas aos produtos da empresa, desde sua concepção, planejamento, o projeto, produção, mapeamento e correção de problemas, além de identificar oportunidades de melhorias e novos produtos.

Chief Technology Officer (CTO)

A pessoa responsável por ocupar o cargo de CTO deve se manter totalmente atualizada, já que a tecnologia de hoje não é a mesma de amanhã.

CTO é o Diretor de Tecnologias, responsável por colocar a mão nas teclas e garantir que, por meio da tecnologia, o produto final seja ainda melhor.

Deve comandar a área de inovação e tecnologia, focada nas vendas, de uma empresa, área também conhecida por P&D.

Chief Information Officer (CIO)

O CIO é o Diretor de TI (Tecnologia da Informação), responsável por toda a parte de informática de uma empresa, ou seja, ele busca recursos da tecnologia para o uso interno, sempre pensando nos benefícios e na sua produtividade da empresa.

O CIO garante a eficiência dos processos internos, visando a organização e uma comunicação efetiva.

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Este post tem 2 comentários

  1. André Luiz Morais

    Muito bom. Parabéns Samuel

Deixe um comentário