Deixar seus funcionários motivados têm se tornado uma tarefa difícil para você? Pois bem, saiba que funcionários mais felizes são sinônimos de produtividade e comprometimento com a empresa. É por isso que investir nisso vai trazer bons resultados para o seu negócio.
Muitos empresários preocupam-se com as finanças, produção, vendas e crescimento da empresa. Porém, se esquecem de pensar no bem-estar dos seus colaboradores. Não que as demais coisas não sejam importantes, elas são! Mas, o funcionário também precisa ser valorizado para que ele possa trabalhar mais motivado.
A desmotivação atrasa a produção e a qualidade do desempenho. Porém, é importante que você, como empresário, precisa tomar uma atitude. Saiba que se o funcionário está desmotivado, a culpa, por vezes, não é dele e sim de quem não consegue proporcionar um ambiente bom para realizar as atividades diárias da empresa, assim conseguir deixar seus funcionários mais felizes.
Quer acabar, de uma vez por todas, com essa desmotivação dos seus colaboradores?
Então confira as nossas 7 dicas de como deixar funcionários mais felizes!
1. Reconheça o trabalho de cada um
A grande verdade é que todos querem ter um reconhecimento pelos serviços prestados. Porém, a maioria dos empresários acreditam que o funcionário não faz mais que sua obrigação, e acabam deixando o colaborador frustrado, por não saber reconhecer o que ele fez.
Reconhecer o esforço oferecendo um bônus, deixa o trabalho ainda mais interessante. Essa é uma maneira de você demonstrar sua gratidão, e recompensá-los pelo serviço bem-feito e cumprimento de suas metas.
Assim como você, os seus funcionários também querem ser bem-sucedidos e alcançar o sucesso. Ajudá-los a crescer em sua carreira também é uma maneira de deixar os funcionários mais felizes.
2. Promova debates construtivos
Saber ouvir a sua equipe é muito importante para o crescimento da sua empresa e também para deixá-los mais motivados. Quanto mais o seu funcionário conhecer os objetivos da sua empresa, mais ele se sentirá importante, e mais ele vai querer fazer parte das decisões para fazer o empreendimento crescer.
Discuta com eles as estratégias da empresa. Todos vão fazer o máximo para ajudar a encontrar soluções para o seu negócio e, acima de tudo, “vão vestir a camisa” na hora de colocar todas as estratégias em prática.
A cada debate faça um brainstorming de todas as ideias bacanas que surgirem. Aproveite a oportunidade para passar os seus conhecimentos a equipe. Ao perceberem que suas ideias estão sendo aceitas, seus colaboradores vão produzir mais e melhor.
3. Dê liberdade para eles serem criativos
A criatividade não é algo que “vem do nada”, principalmente, se o funcionário está trabalhando sob pressão. Isso, além de prejudicar seu desempenho, também vai diminuir a sua produtividade.
Crie um ambiente agradável e divertido. Não foque apenas em regras, mas sim, nos resultados que a sua equipe pode entregar, se eles tiverem liberdade para serem criativos.
Quanto mais à vontade o funcionário estiver, mais livre ele se sentirá de dar ideias, pois ele não terá medo de ser diminuído ou repreendido por seu chefe.
Alguns donos de empresas que reprimem seus funcionários, fazem com que eles sintam-se sem valor. Mas, o que eles ainda não se deram conta é que isso é algo que vai refletir no seu negócio, pois os seus colaboradores não vão se importar com os resultados, apenas com o seu salário do final do mês.
Confira também nosso e-book: 10 dicas para fazer o seu Planejamento Empresarial
4. Fortaleça o trabalho em equipe
Mostre para os seus funcionários o quanto eles são importantes para o crescimento da empresa, e que sem eles você não vai conseguir fazer tudo sozinho. Além disso, ensine o quanto o trabalho em equipe é fundamental.
Não só dentro da empresa, mas incentive-os a realizar encontros, como um happy hour. Assim, todos podem se conhecer melhor.
A amizade e o companheirismo refletem positivamente na produtividade dos seus funcionários, pois com isso, eles entendem que podem contar um com outro. Seja para ajudar a resolver um problema da empresa, criar estratégias de vendas etc.
5. Incentive a prática de atividades físicas e torne seus funcionários mais felizes
Incentivar a prática de atividades físicas é uma maneira de demonstrar a sua preocupação com a saúde de cada um. É muito comum chefes se preocuparem apenas com a produtividade e, ainda por cima, ficarem bravos quando um funcionário se machuca ou adoece.
Seja qual for o tipo de trabalho, exercê-lo 8 horas por dia, cansa! E com o cansaço vem o estresse e improdutividade.
Deixe seus funcionários a vontade para escolherem o horário que querem praticar as atividades físicas, seja ela uma caminhada ou então ir à academia juntos. Eles podem optar por realizá-los antes ou depois do expediente.
Isso vai fazer com que eles sintam-se mais dispostos, pois o seu corpo e mente estarão fortalecidos.
6. Ofereça maior flexibilidade de trabalho
Ser flexível faz com que o seu funcionário possa trabalhar tranquilamente e livre de estresse. Por exemplo, atrasos acontecem. De nada adianta você ficar enfurecido com o colaborador, só vai deixá-lo apreensivo e, consequentemente, diminuir a qualidade da sua produção.
Por isso, é importante que você ofereça flexibilidade aos seus funcionários, pode ser em relação ao horário, vestuário, entre outras atividades. Isso pode variar de acordo com cada ramo do mercado.
O importante é fazer com eles sintam-se à vontade e ao mesmo tempo, cientes de que eles possuem metas a serem alcançadas. Conversem e encontrem uma solução que seja benéfica para ambas as partes.
7. Funcionários mais felizes celebram conquistas
Objetivos alcançados, é hora de celebrar mais essa conquista! Depois de tanto esforço empenhado para atingir suas metas, nada mais justo do que recompensar seus funcionários comemorando as conquistas da empresa.
Até porque isso se deu devido ao trabalho de cada um e, ao celebrar uma conquista, você motivará os seus colaboradores a aumentar a sua produtividade, pois eles vão perceber que as atividades exercidas por eles deram resultado positivo e isso beneficiou a empresa.
Todo mundo quer fazer algo para ganhar destaque e reconhecimento, por mais modesto que seja. Ter seus esforços minimizados é muito frustrante. Se os seus funcionários não forem reconhecidos por você, a sua empresa corre sérios riscos de perder excelentes profissionais para os seus concorrentes. Portanto, lembre-se: seus colaboradores são o “coração” da sua empresa, sem eles você não vai conseguir expandir o seu negócio.
Agora que você já sabe como deixar seus funcionários mais felizes, compartilhe este post nas redes sociais, para que outras pessoas também possam se inteirar mais sobre o tema!