Como melhorar o relacionamento com o cliente?

Se você pretende manter sua empresa competitiva no mercado, então precisa melhorar o relacionamento com o cliente. Este tipo de ação gera diversos benefícios para o seu negócio, como o aumento nas vendas e a redução nos custos de aquisição de novos clientes. 

Algumas das empresas de maior sucesso no mundo possuem, em suas culturas organizacionais, o bom relacionamento com o cliente como meta central. Podemos destacar aqui negócios como o Spotify, Nubank e Amazon, que apostam em ações de personalização no atendimento e na conveniência. Isso aumenta a satisfação dos clientes e fortalece a marca, o que reverte em novas assinaturas, contas abertas e vendas realizadas. 

Melhorar o relacionamento com o cliente não é exclusividade de gigantes da tecnologia. Muitas estratégias podem e devem ser aplicadas por empresas pequenas para otimizar o processo de atendimento, desde o primeiro ponto de contato com o negócio. 

Neste post, vamos explicar como melhorar o relacionamento com o cliente na sua empresa. 

Benefícios em melhorar o relacionamento com o cliente 

Os clientes são o motivo de qualquer empresa existir. Por isso mesmo, pensar em estratégias para melhorar o relacionamento com eles é extremamente benéfica para a sua empresa. 

Dificilmente quem teve uma experiência negativa com algum estabelecimento retorna ao local. Melhorar o relacionamento com o cliente reduz a possibilidade deste tipo de situação acontecer, melhorando assim, os seus lucros. Afinal, conquistar novos clientes custa muito mais do que manter os existentes. 

Quando um cliente sai satisfeito de um estabelecimento, ele não apenas está mais inclinado a fazer novos negócios. As chances de que ele indique a empresa para o seu círculo de contato aumentam. Dessa forma, sua empresa reduz os custos envolvidos com a conquista de novos consumidores, melhorando sua margem de lucro. 

Portanto, estabelecer algumas ações para melhorar o relacionamento com o cliente é uma das melhores maneiras de garantir um ciclo de contato que seja satisfatório para as duas partes: empresa e consumidor. 

Estratégias para melhorar o relacionamento com o cliente 

Como dito anteriormente, melhorar o relacionamento com o cliente é uma excelente maneira de aumentar os seus lucros no longo prazo. Mas como fazer isso? Confira algumas ações que você pode realizar na sua empresa: 

1 – Conheça o seu cliente 

O primeiro passo para melhorar o relacionamento com o cliente é conhecê-lo. Para isso, você deve entender qual a faixa etária, gênero e classe social dos seus consumidores.  

Também realize pesquisas para entender o comportamento, necessidades e desejos e, principalmente, as impressões que eles têm do seu atendimento e dos produtos ou serviços que você oferece. 

A resposta dos seus clientes atuais pode auxiliar a criar um perfil do seu público-alvo e identificar problemas da sua empresa. Isso auxilia a criar estratégias para otimizar processos e melhorar o atendimento. 

2 – Tenha empatia no momento do atendimento 

Um bom atendimento vai muito além da cordialidade. Ele deve ser ágil, transparente e auxiliar a resolver o problema que o cliente apresenta. 

Para isso, ter empatia é fundamental. Coloque-se no lugar do seu consumidor e realize o atendimento da mesma maneira com que você gostaria de ser tratado. 

3 – Ofereça mais de um canal de atendimento 

Você deve oferecer possibilidades para que o seu cliente entre em contato pelo canal em que ele se sente mais à vontade. Enquanto algumas pessoas preferem entrar em contato por telefone, outras preferem por Whatsapp, pelas redes sociais, aplicativo ou pessoalmente. 

O atendimento deve ser o mesmo, independente do canal utilizado pelo cliente. Para isso, é possível criar estratégias para que o contato seja centralizado em uma mesma pessoa ou equipe. 

4 – Tenha um histórico dos seus clientes 

Para melhorar o relacionamento com o cliente, você deve manter um histórico de cada atendimento e interação que realizou com ele. Isso vai desde o primeiro contato com o vendedor, até interações com outros setores da sua empresa. 

Para isso, você pode utilizar um sistema CRM, que organiza os contatos de cada cliente. Isso auxilia a personalizar o atendimento. Dessa forma, você pode oferecer produtos baseados em compras anteriores, por exemplo. 

5 – Estabeleça a cultura de o sucesso do cliente 

sucesso do cliente acontece quando ele alcança o resultado desejado por meio de interações com a sua empresa. Ele auxilia na fidelização, fortalece a imagem da empresa e melhora o relacionamento com o cliente. 

A cultura do “customer success”, como é chamado o sucesso do cliente, envolve toda a empresa e não apenas setores responsáveis pelo atendimento, tornando-se um grande diferencial para qualquer negócio. Já criamos um post explicando o que ele é e como implementar na sua empresa. Para acessá-lo, basta clicar neste link. 

E então? Entendeu como melhorar o relacionamento com o cliente? Utilizando o sistema ERPsoft, você pode ter acesso a diversas informações para entender o perfil e comportamento de compra dos seus consumidores e criar estratégias para melhorar a maneira como sua empresa interage com eles. Conheça o sistema e solicite uma demonstração

Crédito da imagem: Cartão de visita foto criado por yanalya – br.freepik.com

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário