Como um CRM auxilia nas vendas da sua empresa?

Você sabe o que é e como um CRM auxilia nas vendas da sua empresa? Sabe como este tipo de estratégia pode aumentar os lucros e a sua base de cliente? Acompanhe este texto até o final para entender como um CRM pode impactar nos resultados do seu negócio. 

O CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, é um processo que tem por objetivo gerenciar as interações com os clientes. Ele utiliza um software para melhorar o relacionamento, aumentar a rentabilidade da empresa e captar novos clientes para o seu negócio. Mas como isso é possível? Vamos ver a seguir. 

O que é um CRM? 

Um dos ativos mais valiosos de qualquer empresa é a informação sobre seus clientes e possíveis consumidores. Porém, à medida que a empresa cresce, fica cada vez mais difícil manter um controle sobre quem interagiu com a sua empresa. É justamente neste ponto que atua um CRM. 

Um sistema CRM registra e organiza informações de todas as interações que um cliente teve com sua empresa  desde o momento em que ele se mostrou interessado, até o momento da compra ou mesmo no pós-venda. 

Ao manter tudo isso registrado, é possível entender as necessidades e desejos destes clientes, identificar padrões de comportamento e melhorar a assertividade na abordagem de seus vendedores. 

Outra vantagem em utilizar um CRM na sua operação é o de melhorar o relacionamento com seus clientes e pessoas que se mostraram interessados no seu produto ou serviço. 

Imagine se toda vez que um dos seus vendedores ligar para um cliente que compra de sua empresa há anos, ele precisar solicitar as mesmas informações? Provavelmente isso irá desgastar a relação dele com a sua empresa, não é mesmo?  

Agora, imagine que você consiga identificar que este cliente entra em contato com a sua empresa para comprar algo a cada 2 meses, e que os produtos são sempre os mesmos. Seus vendedores podem entrar em contato com ele pouco tempo antes para buscar uma venda e oferecer produtos complementares para ele, aumentando assim o seu ticket médio. 

Outra situação muito comum que um CRM resolve é o de clientes que solicitam um orçamento e nunca mais respondem. Ao utilizar a gestão do relacionamento com o cliente, é possível criar lembretes para retomar o contato com estes prospects depois de algum tempo. 

Como um CRM auxilia nas vendas? 

1 – Maior controle nas vendas 

Com um CRM, é possível ter um maior controle sobre a quantidade de vendas realizadas pela empresa, além de entender os principais motivos para a perda de clientes. 

Dessa forma, é possível melhorar o próprio produto, assim como a abordagem das vendas e também a apresentação dele. Além disso, conhecendo o comportamento de compras dos seus clientes é possível traçar estratégias para aumentar as vendas em determinadas épocas do ano ou para determinado grupo de clientes. 

2 – Criação de tarefas automatizadas e lembretes 

Com um sistema CRM, você pode criar algumas tarefas automatizadas (como o envio de e-mails automáticos de promoções e novidades, por exemplo). 

Outro benefício é o de definir lembretes para realização de follow-ups por parte dos seus vendedores  tanto para clientes antigos, quanto para pessoas que solicitaram algum tipo de orçamento. 

3 – Recuperação de clientes  

Sabe aquele cliente que você perdeu porque o seu produto não o atendia de alguma maneira? Com um CRM, você consegue manter este histórico e, assim que sanar o problema, entrar em contato com ele novamente.  

Assim, é possível aumentar as vendas, fechando negócios com antigos clientes que já conheciam sua empresa. 

4 – Fidelização de seus melhores clientes 

Com um CRM, você passa a entender quem são os seus melhores clientes e consegue criar ações para oferecer descontos especiais ou melhores condições para eles. Dessa forma, é possível aumentar o ticket médio e, melhor ainda, fidelizá-los. 

E então? E então, entendeu a importância do relacionamento com o cliente para a sua empresa? Utilizando o ERPsoft, é possível fazer gestão de relacionamento, cadastrar interações, consultar contatos e realizar levantamento de vendas por período, por exemplo. Clique aqui e solicite agora uma demonstração. 

Créditos da foto de capa: Negócio foto criado por zaozaa09 – br.freepik.com

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário