You are currently viewing O que são Bitcoins e como eles funcionam?

O que são Bitcoins e como eles funcionam?

Bitcoin é a criptomoeda mais popular dentre centenas de outras. A criptomoeda é um tipo de moeda digital ou virtual que você pode usar para pagar por bens e serviços. O valor é determinado por uma infinidade de fatores. Bitcoin é literalmente uma das criptomoedas mais versáteis do mundo. 

Essencialmente, a criptomoeda é suportada pelo código usando algoritmos complexos que impedem a cópia não autorizada ou uso fraudulento ou a criação de bitcoins. O modo como funciona é que os “mineradores” usam um código especial para encontrar novos bitcoins com base em transações. É essencialmente um token digital que não possui corpo físico e representa alguma unidade cujo valor geralmente é baseado em dinheiro fiduciário, como o dólar americano. 

Bitcoin é o nome da rede na qual os tokens estão armazenados e é essencialmente uma rede de pagamento não muito diferente de algo como o PayPal. O sistema é descentralizado e não é administrado por nenhum órgão ou estado dominante. Existem outras plataformas de código aberto de natureza semelhante que você pode entender, como Wikipedia e outras. 

Os usuários são anônimos e identificados por uma chave pública. Você pode ter mais de uma chave pública e elas podem ser controladas pelo seu pseudônimo, nome de usuário ou identificador – dependendo do que você deseja chamar. Isso permite que você compre privadamente os produtos e serviços que deseja comprar, mesmo que o vendedor não saiba quem você é em alguns casos.

Você pode aceitar o bitcoin como pagamento e pode trocá-lo por dinheiro fiduciário ou até mesmo outras criptomoedas. O valor do Bitcoin está sujeito a variações selvagens e pode ser muito volátil. Se você deseja se envolver em investimentos, é importante entender isso com antecedência. Pode ser um passeio selvagem com altos e baixos loucos do valor de seus bitcoins.

Todas as transações já feitas usando bitcoin são registradas por todos, incluindo mineradores, seguindo o protocolo de bitcoin mantido no livro público. As unidades de troca podem ser muito pequenas, mas nunca podem ser maiores que o número de bitcoins determinados a existir em primeiro lugar. Existem 21 milhões de bitcoins e isso é finito, mas o valor de cada bitcoin e frações de bitcoins é infinito. 

Os mineradores compilam transações recentes em blocos, criando cadeias de blocos que podem continuar a crescer. Quando um minerador resolve e prova o trabalho (confirma e registra a transação), novos bitcoins são criados. É um processo incrível que algumas pessoas muito inteligentes descobriram e se você aprender tudo o que puder sobre isso, será menos provável que cometa erros e seja enganado. Você pode ganhar bitcoins comprando-os, minerando-os ou ganhando-os através da prestação de serviços. 

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário