You are currently viewing Omitir opinião: Sim ou não?

Omitir opinião: Sim ou não?

Será que vale a pena ou não emitir sua opinião?

Um trecho de um livro recentemente que eu li tinha a seguinte frase: “Ao omitir sua opinião, você está implicitamente optando por não ajudar a empresa”.

Isso é muito verdade, mas tem uns poréns que vou explicar.

Se você trabalha em uma empresa e se importa com ela, você DEVE ser sincero o suficiente em dizer o que você realmente pensa (lógico que com intuito construtivo).

Deixar de falar quando você discorda de algo que poderia ser útil é o mesmo que ser desleal com a empresa. Afinal, você poderia ajudar os negócios, mas está optando por não fazer isso.

Por outro lado, tem diretoria/liderança que não incentiva essa sinceridade e/ou não faz questão de te ouvir, ou muitas vezes vão te taxar de reclamão.

Infelizmente esse tipo de cultura faz com que um excelente profissional que está disposto a crescer seja aprisionado, e isso consome a motivação e entusiasmo dele até que ele aperta o botão do Fˆ&-%$.

Então se você é esse profissional, dê mais uma ou duas chances de mostrar suas opiniões e se não for ouvido novamente TCHAU, busque um lugar que irão te dar essa liberdade de mudar, opinar e crescer.

E aí? Faz sentido isso para você? Comenta aí, estou curioso em saber sua opinião.

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário