Falar de tendências para negócios para 2021 é uma tarefa difícil. Principalmente em meio à tantas mudanças diárias causadas não só pelo Corona vírus, como também por crises econômicas e políticas.
Apesar de ser um período cheio de desafios para as empresas, é possível identificar oportunidades e tendências para negócio. Além disso, a pandemia ainda modificou comportamentos do consumidor, que mudou a forma como interage com as empresas.
Claro que detectar estas mudanças no comportamento não é tarefa simples. Porém, se antecipar a algumas destas tendências para negócios pode ser o diferencial entre as empresas que se destacam e aquelas que se tornam obsoletas com o tempo.
Por isso, preparamos este artigo com algumas tendências para negócios em 2021.
Tendências para negócio em 2021
Como dito anteriormente, antecipar tendências para negócios é fundamental para empresas que buscam se destacar no mercado, superar a concorrência e evitar surpresas. Afinal de contas, empresas que já estavam preparadas para o digital, por exemplo, sofreram menos em 2020.
Nesse sentido, ter um planejamento estratégico para a sua empresa, ficar de olho nas novidades do mercado e estar disposto a se reinventar são algumas das ações que empresas podem realizar para surfar na onda das tendências para negócios.
1 – O Digital já não é tendência de negócio, é obrigação
Vamos começar a nossa lista com algo que já não figura mais entre as tendências para negócios, mas sim, se tornou obrigatório para empresas. Empresas que não estão presentes no ambiente digital estão perdendo oportunidades. E a perda de oportunidade pode significar o fechamento da sua empresa em um futuro próximo.
Um estudo realizado pela Google identificou mudanças no comportamento de busca dos usuários. Segundo a gigante de buscas, as jornadas de compra dos consumidores se digitalizaram rapidamente em seis meses. Isso migrou a rotina de consumo no Brasil, agilizando algumas mudanças que poderiam levar décadas para acontecer.
Somente no primeiro semestre de 2020, o faturamento de lojas online no Brasil registrou crescimento de 47%, recebendo 90,8 milhões de pedidos. A venda online já é uma tendência e quem não está investindo neste canal de compra pode estar ficando para trás.
Porém, não basta simplesmente abrir uma loja online e esperar que isto salve o seu negócio. Antes de investir no ambiente digital e no e-commerce, é preciso planejamento e ficar de olho em boas práticas do mercado, como cumprir prazos de entrega, disponibilizar opções para trocas de produtos e oferecer um bom atendimento ao público online.
Além disso, esta tendência de negócio exige investimento em algumas estratégias de marketing digital para fisgar os clientes e aumentar as vendas da sua empresa.
2 – Home Office é uma das tendências para negócio
Uma forte tendência de negócios é o Home Office. Durante a crise sanitária de 2020 muitas empresas passaram a adotar esta prática. Porém, mesmo com a possibilidade de volta ao ambiente corporativo, é provável que muita gente continue trabalhando remotamente.
É o que aponta um estudo realizado pela consultoria Cushman & Wakefield. De acordo com um estudo realizado, cerca de 74% das multinacionais presentes no Brasil devem instituir o Home Office como prática mesmo após o final da pandemia do coronavírus.
A pesquisa ouviu 122 executivos de multinacionais que atuam no Brasil que apontaram que a experiência de trabalho remoto é boa, trazendo mais pontos positivos do que negativos para as empresas.
Além de ser uma oportunidade de trazer maior qualidade de vida a colaboradores, o Home Office pode ser também uma maneira de poupar alguns custos para a empresa. Claro que é preciso tomar algumas precauções e estabelecer rotinas para manter a produtividade trabalhando de casa.
3 – Foco no cliente e estratégia omnichannel
Empresas que possuem o foco no cliente têm maiores chances de se saírem melhor com o final da pandemia. Por isso, oferecer um bom atendimento em todos os pontos de contato que o cliente possa ter com sua empresa é fundamental para quem quiser se destacar.
Uma tendência de negócios é oferecer uma experiência omnichannel para o seu cliente. O omnichannel integra canais de vendas e de atendimento, permitindo a mesma experiência no ambiente online e offline.
Com isso, a experiência do consumidor com o seu negócio melhora, o que traz inúmeros benefícios para a sua empresa, como aumento das vendas e possibilidade de novos negócios.
4 – Diversidade é essencial
Outro item desta lista que também já deixou de ser uma “tendência de negócio” e passou a ser necessidade é a inclusão e diversidade nas empresas. Levantar a pauta da diversidade é algo fundamental, que traz avanços para a sociedade em geral.
De acordo com um estudo do Google e a Box 1824, cerca de 18 milhões de pessoas se identificam com a comunidade LGBTQIA+. Desses, 50% se dizem dispostos a priorizar uma marca que apoie a marca.
Porém, não basta utilizar o tema da diversidade em campanhas publicitárias. A diversidade e inclusão de funcionários nas empresas, além de ser uma maneira de reduzir a exclusão e preconceitos, é uma forma de melhorar o atendimento ao cliente e trazer novas ideias para dentro da sua empresa.
5 – Controle financeiro é fundamental
O controle sobre processos e sobre o caixa da empresa também se tornou essencial durante o ano de 2020. Empresas que não possuíam um fluxo de caixa organizado tiveram mais chances de enfrentar problemas durante o ano.
Com isso, uma tendência de negócio para 2021 é aumentar o controle financeiro da empresa e evitar surpresas. Realizar um diagnóstico e manter em dia o financeiro da empresa é fundamental para empresas que buscam se manter ativas no mercado.
Além de garantir que a empresa não tenha problemas de falta de caixa, para o pagamento de fornecedores e funcionários, o controle financeiro ainda garante que você tenha um pouco mais de paz durante momentos de crise.
Que tal entender mais sobre como aumentar o controle financeiro da sua empresa e garantir um fluxo de caixa saudável? Preparamos um e-book com tudo o que você precisa saber sobre os pilares do sucesso financeiro empresarial. Clique aqui e baixe agora mesmo.