Você sabe como controlar o Fluxo de caixa de sua empresa?

Uma das grandes dificuldades que eu percebo que muitos conhecidos possuem é em relação ao controle financeiro de sua empresa. Administrar nunca é fácil. O gestor precisa entender de diversos processos e ferramentas para garantir a saúde e o crescimento de seu negócio. Ainda bem que existem algumas ferramentas que podem auxiliar a vida do administrador. Uma delas é o Fluxo de Caixa. Um instrumento que permite apurar e projetar o saldo disponível para que a empresa tenha capital de giro, tanto para pagar as contas, quanto para investimentos.

Além disso, ao elaborar o fluxo de caixa, você pode ter uma visão global do seu negócio, tanto da situação atual das finanças, quanto para o futuro. Assim você pode realizar planejamentos e tomar algumas decisões importantes, como investimentos, promoções, negociações com fornecedores, entre outros.

Além de entender como suas finanças estão – e alinhá-las ao seu plano de negócios – o Fluxo de Caixa  ainda te permite entender e monitorar os seus principais clientes e quais os produtos e serviços que possuem maior saída. Dessa forma, você pode entender quais as suas principais despesas. Outra vantagem é a possibilidade de encontrar e compreender oportunidades de crescimento e traçar estratégias para atingir estes objetivos.

Mas você sabe como organizar e controlar o Fluxo de Caixa de sua empresa? Confira abaixo algumas dicas importantes que podem te ajudar:

O que é o Fluxo de Caixa:

O Fluxo de Caixa é o saldo disponível – seja em dinheiro, no caixa do estabelecimento, depositado na conta corrente, etc. Este saldo é o resultado da subtração entre o total de recebimentos e pagamentos efetuados.

Para organizar o seu Fluxo de Caixa, primeiramente você deve organizar as suas contas a pagar e a receber. Dessa forma, você pode ter uma base das suas despesas e entradas futuras.

Nas “contas a pagar”, além dos fornecedores, você deve levar em conta as suas despesas fixas, como folha de pagamento, contas de água, luz, telefone, aluguel, entre outras. Por outro lado, nas contas “a receber” entram as vendas propriamente ditas, sejam à vista, ou a prazo, além do retorno em aplicações, entre outros.

Confira também: Margem de Contribuição: Como ter resultados confiáveis em sua empresa.

Confira também: 5 dicas para administrar melhor seu negócio

Os passos do Fluxo de Caixa

O controle do Fluxo de Caixa de sua empresa pode ser realizado de diversas maneiras. Seja manualmente, através de uma agenda ou um caderno, planilhas do excel, ou através de um sistema de gestão. Uma vez que você escolha o modelo,é preciso seguir alguns passos para manter constantemente o controle:

    • Registre diariamente entradas e saídas
    • Projete pagamentos e recebimentos futuros
    • Analise o saldo diariamente e a projeção futura
    • Quando houver saldo negativo, ou deficitário, faça ajustes
  • Quando houver saldo positivo, realize investimentos e aplique os recursos

Espero que tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o Fluxo de Caixa e como organizá-lo. 

Quer saber mais como um sistema de gestão pode te ajudar? Que tal entrar em contato conosco e solicitar uma demonstração? Clique aqui e saiba mais.

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário