Como organizar o financeiro da sua empresa

Um dos principais motivos para o fechamento de empresas no Brasil é por falta de uma boa gestão financeira. Afinal de contas, com tantos encargos e pagamentos necessários é preciso fazer com que as contas fechem no final do mês. E para isso organizar o financeiro da empresa é fundamental.

Apesar de ser um assunto sério, muitas pessoas não se preocupam com a gestão financeira e acabam tendo problemas para pagar fornecedores, funcionários e impostos. Tudo isso pode virar uma bola de neve se não houver um controle rígido de receitas e despesas.

Neste post vamos explicar a importância em manter todas as contas em dia e apresentar algumas dicas para organizar o financeiro da sua empresa.

Porque organizar o financeiro da sua empresa?

Você sabe o quanto sua empresa lucra todo o mês? Sabe o total exato que você precisa pagar para cada fornecedor e quanto precisa receber dos seus clientes? 

Se você não conhece, pelo menos, estas informações, como pretende manter o seu negócio funcionando? 

Esta é a importância em organizar o financeiro da sua empresa. Com este setor organizado e com as contas em dia, é possível planejar as suas ações com maior antecedência e ter um fôlego para o caso de imprevistos. 

Além disso, você pode ainda investir no que dá mais resultados na sua empresa, ou buscar alternativas para aumentar as vendas de alguns produtos ou serviços que não possuem saída. Assim, você potencializa ainda mais o seu lucro e os resultados do seu negócio.

Mas como fazer isso? Vamos a algumas dicas para organizar o financeiro da sua empresa e manter tudo em ordem.

1 – Organize o seu Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa é o seu melhor amigo na hora de organizar o financeiro da sua empresa e manter as contas em ordem.

O Fluxo de Caixa nada mais é do que uma ferramenta que registra todas as entradas e saídas de recursos da sua empresa e as organiza em categorias. Dessa forma, é possível entender quais as suas principais receitas e despesas mensais e planejar alternativas para reduzir custos e melhorar resultados.

Após entender quais são as  suas principais receitas e despesas, é possível perceber quais despesas são desnecessárias para o funcionamento do seu negócio. Mantenha todas os custos que são indispensáveis e reorganize a verba e corte todos os custos que não fazem sentido.

2 – Organize o financeiro controlando seu estoque

Controlar o seu estoque é um importante processo para organizar o financeiro da sua empresa. Mantendo o seu estoque em dia e controlando o giro de estoque é possível evitar que um produto fique muito tempo parado, ou que você tenha falta de determinado item quando precisar.

Mantenha um controle de todos os itens e de todas as entradas e saídas da sua empresa. Assim, você não vai ser pego de surpresa e perder negócios por falta de estoque, ou precisar correr atrás de fornecedores para adquirir determinado item.

3 – Controle a inadimplência de clientes

Controlar a inadimplência de clientes significa saber quais são os clientes que devem para a sua empresa, quais as datas de vencimentos e quais estão com pendências atrasadas com sua empresa.

Mantenha um registro de todos estes dados e crie estratégias para lembrar seus clientes inadimplentes e também avisar sobre a proximidade de vencimento de futuras parcelas. 

4 – Cuidado com os tributos

O Brasil é um país com uma carga tributária elevada. Porém, por mais que muitas empresas dão atenção aos tributos necessários, é preciso dar uma atenção especial com o pagamento impostos e obrigações. 

Afinal, qualquer multa por causa do não pagamento de algum imposto é um prejuízo que sua empresa não pode tomar. 

5 – Utilize um sistema de gestão para organizar o financeiro da sua empresa

Utilizar um sistema de gestão é uma excelente maneira de organizar o financeiro da sua empresa. Ao utilizar um sistema como o ERPSoft, é possível controlar todos os aspectos relacionados ao seu negócio, como o Fluxo de Caixa, Estoque, Controle de Clientes, Tributos e muito mais.

Que tal conhecer agora mesmo o ERPSoft e os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio?

Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com um dos nossos consultores.

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Este post tem 2 comentários

  1. Carlos Nailton kunzler

    A intenção abertura de um restaurante dentro do sistema de cooperativa de produção de frangos, suínos, ramo de mercados, com aproximação de seis mil sócios, para oportunizar um preço mais justo para aos colaboradores.

    1. Fabricio Romio

      Olá Carlos. Esperamos que tenha sucesso nessa sua empreitada.
      Se precisar de um sistema de gestão para o seu restaurante, ou dicas de gestão e finanças, pode contar conosco.
      Um abraço.

Deixe um comentário