Os avanços da tecnologia causam impactos no mundo e, principalmente, no mercado de trabalho. Entender quais são as habilidades necessárias para se adaptar e quais as profissões do futuro pode significar uma vantagem para quem quer se destacar no mercado.
É impossível falar do mercado de trabalho futuro sem tocar no assunto de tecnologia. As mudanças no comportamento da população, o uso cada vez maior da internet, dispositivos móveis e as automações no ambiente corporativo fizeram com que algumas profissões desaparecessem e outras surgissem.
Há 20 anos, profissionais como telefonistas, datilógrafos e vendedores de enciclopédia estavam empregados. Enquanto isso, ninguém imaginava que atividades como motoristas de aplicativos, digital influencers ou até mesmo jogadores profissionais de jogos eletrônicos fossem um dia se tornar realidade.
Segundo o estudo “The Future of Jobs”, a estimativa é de que 65% das crianças que entram na escola atualmente atuarão em profissões que ainda não existem. Portanto, se antecipar a estas mudanças não é apenas crucial para quem busca uma vaga no mercado de trabalho futuro, mas também para empresas que buscam e pretendem se manter competitivas.
Quais são as Profissões do Futuro
Como vimos anteriormente, as inovações tecnológicas e as habilidades que as empresas buscam dos profissionais estão mudando o mercado de trabalho. Mas quais serão as profissões do futuro? Abaixo, listamos algumas tendências de profissionais que serão valorizados pelas empresas nos próximos anos.
Desenvolvedores de softwares
A profissão de desenvolvedor de software é atualmente uma das mais valorizadas no mercado de trabalho. Esta tendência deve se manter por um longo tempo, já que este profissional é necessário para analisar, executar, criar e realizar a manutenção de plataformas e sistemas cada vez mais complexos.
Especialista em Experiência do Cliente e do Usuário
Você já deve ter ouvido falar de User Experience (UX) e Customer Experience (CX), não é? Elas têm relação direta com o sucesso do cliente.
A função dos especialistas destas áreas é tornar as interações do cliente com sua empresa satisfatórias. Enquanto o especialista em UX busca projetar maneiras de como o usuário irá interagir com seu negócio, o especialista em CX foca em como o cliente está interagindo com a empresa. Portanto, ambas devem se complementar.
Analista de Marketing Digital
O marketing é uma carreira antiga. Porém, com as novas tecnologias e recursos, este profissional é cada vez mais requisitado no mercado. Com a expansão da internet e das redes sociais, as empresas precisam se destacar no mercado, buscando profissionais desta área.
Growth Hacker
As empresas precisam crescer cada vez mais rápido. A função do Growth Hacker é a de realizar testes rápidos e analisar resultados para agilizar e exponencializar o crescimento das organizações, principalmente em ambientes digitais.
Analista de Big Data
A quantidade de informação produzida pela empresa e que circula na internet é gigantesca. O profissional de Big Data tem a função de buscar e analisar estas informações para identificar padrões.
Cientista de Dados
Um cientista de dados é responsável por analisar informações, gerar estatísticas e realizar previsões baseadas nos dados captados. Esta profissão é semelhante ao do analista de big data – porém, o cientista de dados possui habilidades de organização e apresentação das informações para garantir que a empresa tome decisões assertivas.
Especialista em Segurança da Informação
Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor e com a quantidade de dados e informações geradas pelas empresas, este profissional será cada vez mais requisitado pelo mercado. É ele o responsável por garantir a proteção das informações digitais geradas pela empresa e evitar o vazamento de dados de usuário.
Gestor de Talentos
A base de toda empresa são as pessoas. Fazer a gestão de talentos vai muito além dos Recursos Humanos. O gestor desta área precisa identificar pontos fortes e fracos da equipe para capacitar ainda mais os profissionais que compõem a empresa.
Além disso, o gestor de talentos possui a função de buscar novos colaboradores e ajudar a criar ações para fortalecer a cultura empresarial, reduzindo a rotatividade interna da empresa.
Gestor Financeiro
Toda empresa precisa de lucro e, para isso, precisa controlar sua receita e seus custos. Manter as contas no azul é a função do gestor financeiro, que, por muito tempo, deve ser um dos profissionais mais requisitados do mercado.
Apesar da evolução tecnológica, os computadores ainda não conseguem tomar decisões por conta própria e, por este motivo, o Gestor Financeiro é o profissional que analisa as contas da empresa e decide onde investir ou cortar gastos.
Entendeu a importância da gestão financeira empresarial? Se você pretende otimizar e melhorar os resultados da sua empresa conheça agora mesmo o Curso Sucesso Financeiro Empresarial.