Gerenciar uma empresa é muito mais complexo do que parece. Uma coisa é planejarmos e criarmos metas. Tudo isso é muito importante. Mas tirá-las do papel, colocar em prática as ideias e medir o seu resultado é um assunto completamente diferente. Por isso uma maneira para uma gestão mais eficiente é a utilização da metodologia OKR.
Nunca ouviu falar de OKR e não faz ideia do que estas três letras significam? Então não se preocupe. Ao final deste texto você irá entender o que é e como implementar a metodologia OKR na sua empresa.
Afinal, o que é OKR?
OKR é a sigla para Objectives and Key Results. Ou, traduzindo do inglês, Objetivos e Resultados-Chave. A metodologia é um sistema para alinhar todos os setores de uma empresa para alcançar um objetivo.
O termo OKR foi criado por Andrew Grove, presidente da Intel em 1970 e passou a ser utilizado pelo Google em 1999, quando a empresa ainda estava no seu início. Atualmente, milhares de empresas ao redor do mundo utilizam esta metodologia, ou seja, funciona tanto para grandes como para pequenas empresas.
Uma das principais vantagens em utilizar a metodologia é que ela auxilia para que os colaboradores de diversos setores entendam a importância do seu trabalho e direcionem seus esforços para alcançar determinados objetivos prioritários para a empresa.
A metodologia é separada em dois componentes, os objetivos(O) e os Resultados-Chave (KR). Enquanto o primeiro aponta a direção desejada pela empresa, o segundo estabelece as metas para atingir o objetivo.
Vamos ver mais abaixo.
Como funciona a OKR
De acordo com Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna: “O que pode ser medido, pode ser melhorado”. Esta citação se encaixa perfeitamente com o que significa a metodologia de Objetivo e Resultados-Chave.
A metodologia OKR alia os objetivos esperados pela empresa com metas que podem ser mensuráveis. Assim, é possível ajustar as ações ao longo do caminho para atingir os resultados desejados.
Vamos conferir abaixo o que são cada um dos elementos e como eles se relacionam:
Objetivos
Os objetivos são o que sua empresa deseja que seja alcançado. Ou seja, o que pretende conquistar no próximo período. O objetivo é qualitativo e deve tornar claro o caminho que pretende seguir e manter todos engajados para alcançar esta missão.
Alguns exemplos de Objetivos para uma loja de eletrodoméstico:
- Aumentar as vendas
- Diminuir a inadimplência
- Ser reconhecida como a melhor loja da cidade
Como é possível observar no exemplo, cada um dos objetivos é claro e fácil de entender.
Resultados-Chave
Os resultados-chave definem como os objetivos serão alcançados. Além disso, eles também apontam uma métrica que pode ser facilmente mensurável.
Para definir os Resultados-Chave você pode pegar cada objetivo e desmembrá-los em etapas menores. Vamos a alguns exemplos, com base nos objetivos propostos anteriormente da nossa loja de eletrodomésticos.
- Objetivo 01- Aumentar as vendas
- Resultados-chave:
- Dobrar o número de clientes que entram na loja
- Criar uma promoção por mês
- Aumentar em 20% o número de cliente que conhecem a empresa pelas redes sociais
- Objetivo 02- Reduzir a inadimplência
- Fazer com que 65% das vendas sejam feitas à vista
- Reduzir o número de parcelas para no máximo 10
- Ligar para 10 clientes inadimplentes por dia
- Objetivo 03- Ser reconhecida como a melhor loja da cidade
- Criar 1 ação/mês para se aproximar do cliente
- Reclamações devem ser resolvidas em menos de uma hora
- Entregas devem ser feitas em até dois dias após a compra
Como é possível observar, cada um dos objetivos possuem metas secundárias que auxiliam a atingir o sucesso e que podem ser mensuradas.
Com os OKR definidos, você pode criar, em conjunto com seu time, quais tarefas serão necessárias e quem irá desempenhá-las para alcançar os objetivos.
7 dicas para começar a utilizar OKR na sua empresa
1 – Prepare a casa
Antes de mais nada, o OKR deve fazer parte da cultura da empresa. Portanto, todos os colaboradores devem estar familiarizados com eles, saber o que são e a importância de cada um deles para o sucesso do empreendimento como um todo.
2 – Tenha clareza na definição das metas
Uma boa prática para trabalhar com OKRs é a clareza na hora de definir os objetivos e os resultados-chave da sua empresa. Isso porque esta prática auxilia para fazer com que os colaboradores entendam o que precisam fazer e trabalhem alinhados e motivados para atingir os objetivos estabelecidos.
3 – Defina as metas em conjunto
A maior parte dos OKRs devem ser definida junto com a equipe de trabalho e não apenas por quem está no cargo de gerência como em modelos mais antigos de gestão. Dessa maneira todos trabalham com um objetivo em comum.
4 – Estabeleça poucos Objetivos e Resultados-Chave
Os OKRs estabelecem quais são as prioridades da sua empresa e direciona a energia para alcançá-los. Portanto de nada adianta criar diversos objetivos e resultados-chave se você não tiver equipe, estrutura e tempo necessários para a realização das tarefas necessárias. Por isso foque sempre no que é mais importante para o objetivo principal do seu negócio.
5 – Monitore, Monitore e Monitore
Uma das maneiras mais eficiente para o sucesso dos OKRs é o monitoramento e avaliação constantes dos resultados. Ou seja é preciso definir quais indicadores de desempenho você vai monitorar e ficar de olho no progresso de cada Resultado-Chave.
6 – Comemore os resultados
Sempre que sua equipe alcançar uma meta traçada é importante celebrar os resultados. Reconhecer os esforços do seu time é um grande motivador para que eles continuem trabalhando em prol dos objetivos.
7 – Utilize a tecnologia a favor da sua empresa
Você pode utilizar um sistema de gestão empresarial para medir o progresso dos Resultados-Chave e dos Objetivos da sua empresa. Com o ERPsoft, por exemplo, você tem acesso a relatórios gerenciais para acompanhar cada uma das métricas estabelecidas.