5 dicas para aumentar as vendas que você precisa seguir

Aumentar as vendas do seu negócio é uma necessidade para você? Acha que o seu negócio está estagnado ou pior, diminuindo seu faturamento? Então você deve ler o nosso artigo de hoje. Vamos mostrar 5 incríveis dicas para você aumentar suas vendas.

Abordaremos desde as ações de marketing que podem ser implementadas até a importância do monitoramento durante todo o processo. Confira!

1. Invista em marketing para aumentar suas vendas

Investir no marketing é criar possibilidades de negócios e manter bem os que estão funcionando. Afinal, o cenário econômico atual mostra uma leve melhora, com os consumidores começando a voltar ao comércio. Isso pode representar aumento nas vendas das empresas que investiram em marketing.

Quem reduziu — ou até cortou — os investimentos nesse setor, simplesmente se escondeu de seu público. Mas calma. Caso você tenha feito isso, ainda dá tempo de corrigir. Veja agora algumas formas de se investir em marketing e ter sucesso nas vendas.

Confira também: 4 tipos de venda que todo empresário precisa conhecer.

Marketing de conteúdo

Essa forma de marketing consiste em gerar conteúdo que agregue algo para seus clientes. Disponibilizar informações valiosas trará credibilidade para sua marca. Além disso, este tipo de ação aproxima seu público, fazendo que ele se lembre da sua empresa no momento de uma compra, aumentando suas vendas.

Marketing de Indicação

O marketing de indicação ocorre quando um cliente satisfeito incentiva outras pessoas a conhecerem seus produtos. Isso só acontecerá se ele estiver realmente satisfeito com sua empresa. Ou seja, pagar ou oferecer incentivos para que você seja indicado, não é uma conduta recomendável.

Aumentar o investimento em marketing para uma pequena empresa pode, em um primeiro momento, parecer assustador. Porém, tenha certeza que vale muito a pena e que os resultados aparecerão.

2. Defina metas inteligentes

A definição de metas é uma estratégia recomendada para qualquer setor da empresa. Mas é necessário alguns cuidados para que isso não se torne um peso para a equipe. Dessa forma, o conceito de metas SMART vai te ajudar bastante.

A sigla, em inglês, pode ser traduzida para o português como metas inteligentes. Cada letra da palavra SMART possui um elemento indispensável para que uma meta seja considerada viável. Veja cada um delas:

S – Specific (Específica)

Toda meta deve ser bem específica, deixando claro qual é o objetivo a ser alcançado. Por exemplo: aumentar as vendas em 15% através da criação de um blog.

M – Mensurable (Mensurável)

A meta tem de ser medida. Assim, criar uma meta como: aumentar as vendas, deixa aberta a possibilidade de interpretação de cada um.

Assim, é importante definir indicadores para medir o que se deseja alcançar. Aumentar o ticket médio de um cliente em 20%, por exemplo, é uma meta muito mais tangível.

A – Attainable (Alcançável)

Não adianta criar uma meta impossível. Isso só causaria descontentamento e desmotivação da equipe. Por isso, tenha certeza que o objetivo traçado é alcançável e defina bem como alcançá-lo.

R – Relevant (Relevante)

Criar uma meta que não mudará um cenário não é interessante. Deve-se instigar a equipe a alcançar o objetivo, mostrando os possíveis efeitos daquela conquista no cotidiano de todos os envolvidos.

T – Time Based (Temporal)

Assim como é importante colocar valores alcançáveis na meta, é imprescindível que o tempo necessário seja bem pensado. Ou seja, p objetivo deve ser estipulado com um tempo descriminado. Por exemplo: aumentar as vendas em 15%, em três meses e por meio de um blog.

3. Conte com o suporte da tecnologia

Outro ponto que trará aumento nas vendas é o uso correto da tecnologia. Hoje, o uso de softwares de gestão já não é mais novidade para ninguém – até mesmo os pequenos quiosques de rua já utilizam soluções para agilizar as tarefas do dia a dia.

O que muitos não sabem é que sistemas como o ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, permitem que o gestor melhore significativamente os seus resultados.

A ideia é simples: se possuímos processos mais céleres e confiáveis, podemos produzir muito mais que o normal. Além disso, com os ganhos em agilidade, o atendimento ao cliente também é melhorado, revertendo-se, assim, em uma satisfação muito maior – o que, evidentemente, gera impacto nas vendas.

Portanto, se você não quer perder espaço para a concorrência, deve contar agora mesmo com esse tipo de solução.

4. Melhore o atendimento ao cliente

Sabia que, para o cliente, o bom atendimento é mais importante do que o preço ou a qualidade do produto? Esse foi o resultado surpreendente de uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios – mais de 50% dos entrevistados apontaram o atendimento como o principal atrativo de uma empresa.

Se o atendimento é a preferência da clientela, é evidente que essa deve ser uma das prioridades se o seu objetivo é aumentar as vendas. Portanto, priorize o treinamento dos colaboradores, principalmente os comportamentais. Ou seja, que estão ligados à postura diante do cliente e os treinamentos de produto, para que conheçam bem cada detalhe daquilo que você vende na sua empresa.

5. Monitore os resultados da organização

Por fim, nossa última dica para aumentar as vendas: realize um bom monitoramento dos resultados do seu negócio. Afinal, não basta seguir cegamente o planejamento estratégico anual. Muitas vezes, o cenário que imaginamos pode não se concretizar e precisamos ser flexíveis para mudar de rumo sempre que for necessário.

No caso das vendas, são inúmeros os indicadores que podem ajudá-lo a acompanhar os resultados. Por exemplo o ticket médio, a taxa média de descontos concedidos e a taxa de conversão. Esses parâmetros são definidos de acordo com as necessidades da empresa. Assim, é preciso avaliar quais são as suas metas e objetivos antes de priorizar qualquer tipo de métrica.

Para aumentar as vendas é preciso que você realize um trabalho de gestão profissional, algo muito raro hoje em dia. São poucos os empreendedores que realmente se dedicam a melhorar os resultados internos com base em ações concretas, pautadas em números e resultados em vez de meros achismos. Na maioria dos casos, a má gestão do negócio tem como consequência o fechamento do mesmo.

Atente para cada dica que colocamos neste post e veja como sua empresa está se comportando em cada caso. Não se desespere se sua companhia está fora dos trilhos, garanta que ela não permaneça assim.

Gostou do post de hoje? Para você, qual é a melhor ação a ser desenvolvida para aumentar as vendas de um negócio? Deixe a sua opinião nos comentários e colabore com a discussão!

Que tal entender mais sobre as estratégias para aumentar o lucro da sua empresa. Baixe nosso e-book gratuito: 5 segredos da estratégia de lucro empresarial.

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário