Ciclo De Vida De Uma Empresa

Ciclo De Vida De Uma Empresa

Empresas, como seres humanos, têm um ciclo de vida como organismo vivo. Portanto, quando nascemos, eles crescerão e possivelmente morrerão. Este ciclo é caracterizado pelas seguintes etapas: introdução, crescimento, maturidade e declínio.

Quando a empresa abre (adquire seu CNPJ), a fase de introdução começa. Esta etapa é a criação da empresa, a etapa lançada mais recentemente, os clientes nem conhecem seus produtos ou serviços; portanto, muito dinheiro é investido em publicidade.CÓPIA DE

Fases do Ciclo de Vida

As fases do ciclo de vida de uma empresa são:

1) Introdução: Organize as instalações da empresa, contrate e treine funcionários, compre estoques, desenvolva planos estratégicos e promova a cerimônia de inauguração.

2) Crescimento: As operações da empresa começaram a alcançar resultados financeiros positivos. Essa etapa pode levar de dois a quatro anos. É nessa situação que o mercado gradualmente se torna familiar para as pessoas. Não é um líder de mercado e a concorrência é feroz.

3) Maturidade: A empresa é auto-suficiente. Ele já tem um cliente fiel e possui uma grande participação de mercado. Comparado com seus concorrentes, você pode ter certeza de que é o líder de mercado e pode facilmente superar a concorrência. Esta fase pode durar décadas.

4) Declínio: em algum momento, todas as empresas entram em uma fase de declínio porque seus produtos e serviços serão superados pela concorrência, porque com a entrada de grandes empresas, não há capital de giro ou governo incompetente. Se a empresa não responder, poderá morrer, ou seja, falir.

Segundo Ichak Adizes, autor do livro, publicado em 1988, a chave do “ciclo de vida de uma organização” para fazer com que a empresa funcione bem em todos os estágios é focar nos problemas que são mais relevantes para o estágio atual do ciclo de vida da organização.

Por exemplo, podemos citar a Nestlé, que abriu sua primeira fábrica em Araras SP no Brasil em 1921. Obviamente, a Nestlé sofreu altos e baixos em seus 92 anos de operações no Brasil.

Ela conseguiu entrar na próxima etapa e foi fortalecida aprendendo a superar problemas.

Ainda conforme o relato de Ichak Adizes crescer significa a capacidade de lidar com problemas maiores e mais complexos.

Portanto, podemos concluir que, quando a empresa superar obstáculos, iniciará um novo ciclo de vida e poderá obter bom desempenho e aumentar sua lucratividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *