Entenda de uma vez por todas como controlar o financeiro da sua empresa

Você já parou para pensar que a parte financeira é a chave para o sucesso de uma empresa? Se essa parte não estiver bem estruturada, em sintonia bem como funcionando perfeitamente, você poderá ter problemas no controle financeiro do seu negócio?

Neste post, você vai entender como ter o controle financeiro da sua empresa. Além disso, você irá dominar ferramentas essenciais para o seu negócio e utilizar os recursos que vão lhe auxiliar nessa tarefa!

Confira também o nosso e-book: 10 Dicas para Fazer seu Planejamento Financeiro Empresarial.

Dicas para um bom controle financeiro:

1- Conheça e implemente o fluxo de caixa

Uma das primeiras e mais essenciais ferramentas de controle financeiro é o fluxo de caixa. Para a sua implementação, será preciso separar os saldos iniciais em dinheiro, contas correntes bem como das aplicações financeiras de sua empresa.

Além disso, você precisará dos seus valores de entradas e saídas. Essas quantias representam todos os recebimentos e pagamentos que são feitos em sua organização. Eles ainda são relacionados com as vendas de produtos e serviços e desembolsos para pagamentos de salários, impostos e outras contas de sua rotina.

Assim, será obtido o seu fluxo de caixa do período. Aqui, entra uma dica importante. A utilização de um bom sistema integrado de gestão. Além de facilitar a inserção dos dados, um software vai permitir diferentes análises, simulações, assim como dados para a tomada de decisão.

O seu fluxo de caixa representa os valores disponíveis para reinvestimento. Além disso, representa o montante para retirada dos sócios da empresa ou que podem ser usados conforme sua necessidade. O conhecimento desses fluxos é essencial para saber se o empreendimento possui capital de giro suficiente. E também se no futuro ele terá capacidade de pagamento, entre outras análises.

2- Faça a análise gerencial

A análise gerencial pode começar com o próprio fluxo de caixa. Com o uso de soluções inteligentes e integradas, você poderá, por exemplo, separar os seus gastos e receitas.

Assim, é possível saber informações como seus principais clientes, valor do ticket médio, entre outros, que podem auxiliar no planejamento.

Em relação às despesas, é possível criar categorias de gastos. Dessa forma, você pode analisar o comportamento deles de forma individual e em relação aos custos totais da empresa. Além disso, é possível acompanhar a sua evolução, auxiliando na compreensão em casos de aumentos repentinos.

Caso sejam verificados que alguns dos gastos são muito altos, há ainda a possibilidade de remanejamento desses valores.

Os tomadores de decisões poderão fazer substituições, diminuições ou cortes de custos. Todas as estratégias sempre serão traçadas buscando a maximização dos resultados.

De forma gerencial, o fluxo de caixa também pode ser analisado de maneira projetada. Com a previsão para o futuro, é possível saber, de forma antecipada, qual será o crescimento da empresa. Além disso, você tem noção da necessidade de capital e quais serão os possíveis resultados.

3- Tenha cuidado com as contas a pagar e a receber

Ter o controle financeiro da organização significa ficar de olho nas contas a pagar e a receber. Aqui, você pode aliar o uso do fluxo de caixa ao seu software integrado de gestão.

Pensando primeiramente nas contas a receber, você poderá tornar o processo de cobrança mais pontual. Dessa forma evitando e diminuindo a inadimplência.

Já nas contas a pagar, você poderá, por exemplo, evitar o pagamento de multas e juros no caso de atraso de títulos. Além disso, impedirá outros problemas administrativos decorrentes de atrasos.

Com as suas finanças sempre em dia, você também terá maior liquidez no seu capital de giro. Isso permitirá a identificação de eventuais períodos de menor entrada de recursos. Você ainda terá a possibilitará de criação de reservas ou planejamento para evitar a descapitalização.

Com base nesses dados, também é possível traçar uma boa política de compras. Com isso, você pode buscar os fornecedores com os melhores preços do mercado, gerando economias para a sua organização.

4- Pense no futuro

Se a sua corporação precisa de máquinas e equipamentos ou até mesmo expandir, você também poderá fazer isso utilizando o controle financeiro. Com o uso do seu software de gestão, seus dados históricos e simulações de cenários, é possível saber se você terá ou não os recursos necessários.

Com base nessas possibilidades, os tomadores de decisão podem buscar as melhores alternativas para a organização.

Assim, é possível escolher as melhores formas de empréstimos, financiamentos com os prazos, condições de pagamento e juros mais adequados à sua organização.

5- Busque rapidez e segurança

Ter o controle financeiro de sua empresa também significa ter segurança e rapidez. Assim, utilizar soluções modernas e que atendam às suas necessidades pode fazer toda a diferença para a saúde das finanças.

controle integrado deixa o processo muito mais rápido, eficiente e seguro. Como todo o processo é integrado, diminui a possibilidade e número de erros;. Além disso, reduz os retrabalhos, permitindo que os funcionários foquem em outras importantes tarefas. Isso faz com que haja economia em recursos humanos e financeiros.

Adicionalmente, você terá acesso aos dados de maneira rápida e em diferentes departamentos da empresa, e eles estarão sempre seguros, o que significa tranquilidade e agilidade para a sua gestão e tomada de decisão.

O uso de um sistema integrado também permite economias e evita dores de cabeça, já que possui integração para a geração e envio de obrigações acessórias.

Assim, o seu empreendimento estará sempre em dia com o fisco, evitará multas e outros problemas que podem gerar saídas desnecessárias de recursos.

Neste post, você viu que, para ter o controle financeiro da sua empresa, é preciso estar de olho em vários aspectos, como o uso de ferramentas como o fluxo de caixa, busca de soluções inteligentes, cuidados com suas contas a pagar e a receber e diferentes análises em sua organização.

Mas você também compreendeu que é possível que todo esse processo seja rápido, eficiente e seguro, e que todas as suas análises podem ser facilitadas.

A sua tomada de decisão poderá ser melhorada com a escolha adequada de um bom sistema para a sua empresa. Então, que tal solicitar um contato conosco e entender melhor como podemos lhe ajudar a turbinar as suas finanças e otimizar o seu negócio?

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário