Conheça algumas estratégias para empresas pós coronavírus

A crise causada pelo coronavírus, sem dúvida, será um marco geracional que mudará a maneira como nos comportamos e nos relacionamos. Por este motivo, é preciso se adaptar desde já e criar estratégias para empresas pós coronavírus.  

Embora ainda estejamos em meio à crise causada pela pandemia, uma coisa é certa. Sabemos com certeza que ela vai passar, deixando oportunidades para as empresas que estiverem mais preparadas.  

Neste post, separamos algumas estratégias para empresas pós coronavírus e como você pode aplicar algumas delas para voltar a lucrar quando a pandemia passar.

Porque pensar em estratégias para empresas pós coronavírus?

Embora ninguém estivesse realmente preparado para o Covid-19, as empresas sentiram um baque maior quando a pandemia chegou ao Brasil. Afinal, muito provavelmente ninguém no mundo previu em seus plano de negócios uma pandemia que mataria milhares de pessoas e afetaria a economia em nível mundial.

O coronavírus afetou não só o sistema de saúde, mas toda a base da sociedade, impactando a economia, logística, comércio, sistema educacional e relações familiares.  

Porém, a maior crise da nossa geração vai chegar ao final e, com ela, teremos algumas mudanças significativas. De acordo com um estudo realizado pelo Google, existem algumas tendências de comportamento no mundo pós coronavírus.

Entre as principais tendências está a aceleração da digitalização do trabalho e educação, aumento de compras online e de uso de serviços de delivery, aumento na utilização de streamings, aumento na consciência do coletivo, urgência na retomada de grandes decisões e planos, entre outros.

Com tantas mudanças, é fundamental pensar em estratégias para empresas pós coronavírus. Afinal, é preciso se adaptar para o mundo pós-pandemia. A seguir, veremos o que você pode fazer para se preparar para o futuro.

Estratégias para empresas pós coronavírus

1- Melhore o relacionamento com clientes

Uma das principais mudanças que o coronavírus trouxe é na maneira como nos relacionamos. Por este motivo, é preciso pensar em estratégias para melhorar o relacionamento com seus clientes após a crise do coronavírus.

O importante é atender às expectativas do seu cliente e atendê-lo da melhor maneira. Crie estratégias de vendas e de pós-vendas para fazer com que eles voltem a fazer negócios com sua empresa.

2 – Revise seu modelo de trabalho

Se uma coisa deixou claro durante a quarentena é que muitas funções não precisam ser desempenhadas necessariamente dentro da empresa. O regime de trabalho home office, por exemplo, é uma alternativa que pode ser utilizada por muitas pessoas quando a pandemia passar.

O trabalho remoto é uma alternativa e pode ser utilizado em alguns dias da semana, deixando a equipe mais a vontade e motivada, por exemplo. 

3 – Invista no digital

As compras pela internet dispararam após a quarentena. Não importa se sua empresa seja um comércio, indústria ou serviço. É preciso investir em canais digitais para que potenciais clientes encontrem o seu negócio.

Por este motivo, crie estratégias de marketing digital para que o seu negócio seja encontrado mais facilmente.

4 – Fluxo de caixa é importante

O coronavírus comprovou, de uma vez por todas, que a grande maioria das empresas não estava preparada financeiramente para qualquer tipo de crise, seja ela grande ou pequena. 

Por este motivo, esta é uma oportunidade para estruturar o fluxo de caixa do seu negócio. O primeiro passo para começar a ter lucros é a organização financeira.

5 – Utilize a tecnologia a seu favor

Utilizar a tecnologia para auxiliar a gerenciar a sua empresa é uma boa saída para vencer a crise causada pelo coronavírus. Utilizando um sistema ERP, por exemplo, é possível manter organizado todos os setores da sua organização e ter dados rápidos e confiáveis para a tomada de decisões.

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário