Conheça as principais estratégias de marketing digital para pequenas empresas

As ferramentas digitais se tornaram aliadas na hora de buscar novos clientes e expandir a atuação da sua empresa. Neste contexto, o marketing digital para pequenas empresas é uma maneira de aumentar o reconhecimento da sua empresa, ampliar as vendas e otimizar os seus resultados.

A internet mudou a maneira como o consumidor se relaciona com empresas e marcas. Ela, de certa maneira, equilibra o jogo, fazendo com que pequenas empresas possam competir com grandes negócios. Afinal, agora é possível ser descoberto e vender para todo o mundo. E não apenas para clientes do seu bairro, cidade, ou região. 

Neste post listamos os motivos para utilizar e as principais estratégias de marketing digital para pequenas empresas que podem auxiliar a sua empresa a alavancar as suas vendas. Confira abaixo.

Como o marketing digital para pequenas empresas pode aumentar suas vendas?

Como dito anteriormente, a maneira como as pessoas compram mudou. No passado, se uma família quisesse comprar uma geladeira, por exemplo, bastava ir à loja de eletrodomésticos mais próximas, escolhia o aparelho à disposição, de acordo com as orientações do vendedor e esperava a entrega. No máximo pesquisaria os preços em outras lojas da região, gastando a sola do sapato.

Atualmente, todo este processo de vendas mudou. Com o celular é possível buscar informações completas sobre os diversos tipos de geladeiras à disposição do mercado, assistir a vídeos sobre as características de cada modelo, comparar preços e, até mesmo, escolher e fazer a compra com dois ou três cliques. 

É inegável a importância da internet no processo de vendas. Sua empresa pode pagar mais caro por não estar presente no ambiente digital do que utilizando este meio para divulgação e para atingir mais clientes em potencial. 

 Afinal, entre as principais vantagens de utilizar o marketing digital para pequenas empresas é o baixo custo em relação aos meios tradicionais de divulgação, como rádio,televisão e jornais.

Mesmo com baixo investimento em divulgação é possível atingir um público qualificado, levando ao conhecimento do seu produto ou serviço e convertendo mais vendas.

Confira também: Como automação comercial pode gerar mais vendas

Tipos de venda que todo empresário deve conhecer

Como utilizar o marketing digital para pequenas empresas

O primeiro passo para começar a utilizar o marketing digital para pequenas empresas é montar um planejamento para ter uma maior assertividade nas ações.

Comece entendendo quem é o seu público, quais os seu hábitos e trace um perfil do seu potencial cliente. Descobrir como e onde ele busca informações, qual a idade e gênero e o que ele procura em empresas como a sua pode auxiliar a direcionar esforços para o lugar correto e tornar sua estratégia muito mais assertiva.

Após enter o perfil do seu consumidor, é hora de definir em quais canais você irá atuar. Na internet existem diversos meios de se comunicar com seus potenciais clientes. E cada um deles exige uma maneira diferente de abordagem.

Você pode optar por uma ou diversas plataformas. Por exemplo, você pode criar um Blog para gerar conteúdos relacionados ao seu negócio, um Canal do Youtube para apresentar seu produto ou serviço, postagens em redes sociais como Facebook ou Instagram para aproximar a comunicação com o seu público, entre outras.

Você também precisa traçar o objetivo que você quer alcançar com cada canal. Além disso, defina quais as métricas que você pretende acompanhar para entender se está perto ou longe do alvo. 

O próximo passo é definir um orçamento que você irá utilizar para colocar em prática o seu planejamento.

Estratégias de marketing digital para pequenas empresas

Após definir qual é o seu público é hora de definir quais estratégias que você irá utilizar. Abaixo listamos algumas das estratégias mais utilizadas de marketing digital para pequenas empresas para te ajudar a escolher as que melhor se encaixam na sua empresa.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é também conhecido como Marketing de Atração. O principal ponto desta estratégia é a geração e entrega de conteúdo relevante para educar o seu potencial cliente e, com o tempo, fazer com que ele feche um negócio com sua empresa.

Esta estratégia é focada no relacionamento com o cliente a longo prazo. Sem forçar a venda logo de cara. 

Ou seja, primeiramente você atrai um cliente com algum conteúdo relevante e que procura solucionar algum problema que ele possa ter. Como por exemplo, um texto explicando como utilizar marketing digital para pequenas empresas. Ou um vídeo com dicas para aumentar as vendas.

O segundo passo desta estratégia é coletar o contato deste visitante, como um e-mail, para transformá-lo em um lead, ou seja, um contato que demonstra algum tipo de interesse. Para isso, você pode oferecer um eBook gratuito com informações completas sobre alguma área de interesse, uma planilha, um webinar, ou alguma outro material rico que possa auxiliar o seu potencial cliente a resolver algum problema.

O terceiro passo de uma estratégia de Inbound Marketing é se relacionar com os seus leads, através das redes sociais, listas de e-mail marketing e outros canais para educar os seus leads sobre os problemas que sua empresa resolve e criar interesse para uma possível venda.

Após o lead conhecer os produtos e serviços que você oferece e demonstrar interesse por eles, é a hora de fechar uma venda. Isso pode ser feito por meio de um telefonema (caso você tenha captado o contato), whatsapp, site, ou até mesmo por e-mail.

Links Patrocinados

Uma estratégia de marketing digital para pequenas empresas que necessita de investimento mas que pode trazer bons frutos são os links patrocinados em plataformas como o Google, Youtube, Facebook, Instagram, entre outros.

Este tipo de estratégia aumenta o alcance das suas publicações e direciona para o público que pode ter interesse nos seus produtos. Cada plataforma possui sua própria política de anúncios, maneiras de precificação e vantagens.

No Google, por exemplo, as vantagens dos links patrocinados são a de aparecer para o usuário no momento em que ele faz uma busca. Ou seja, quando tem maior possibilidade em fazer uma conversão. 

Os links patrocinados na rede de pesquisa aparecem nas primeiras posições e no final da página de busca do Google, com a palavra anúncio destacado. 

Já o Facebook permite atingir exatamente o público-alvo que você quer e aumentar a divulgação da sua marca no momento em que as pessoas estão utilizando a rede social.

SEO

O SEO, é a sigla para Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca.

Se a estratégia de links patrocinados tem por objetivo mostrar os seus anúncios no momento em que o usuário está pesquisando, a estratégia de SEO tem por objetivo apresentar a sua página no topo da busca, porém de maneira gratuita. 

A grande vantagem de ter uma página nas primeiras posições do Google pode aumentar a quantidade de clientes, sem aumentar seus gastos.

 A desvantagem, porém, é que ter uma página bem ranqueada depende de diversos fatores, como conteúdo bem estruturado, autoridade do site, qualidade da parte técnica do site, entre outros. Além disso, esta estratégia pode demorar mais para começar a dar resultados, já que depende dos algoritmos dos buscadores.

E-mail Marketing

Muita gente já decretou o fim do e-mail como forma de comunicação. Porém, ele ainda continua firme e como uma das principais estratégias de marketing digital para pequenas empresas.

Diferente do Spam, as campanhas de e-mail marketing são enviadas para públicos segmentados, que deram permissão e tem interesse em receber o conteúdo. Além disso, caso não queira mais receber o conteúdo, pode solicitar o descadastramento da lista a qualquer momento. Por isso ela é uma maneira assertiva de divulgação da sua empresa.

Concluindo, existem diversas estratégias de marketing para pequenas empresas. Listamos apenas algumas delas neste post e elas podem e devem se complementar.

Para ter resultados ainda melhores da sua estratégia de marketing você deve utilizar um sistema de gestão. Com o ERPsoft, por exemplo, você tem total controle do financeiro da sua empresa, tem relatórios gerenciais importantes para a tomada de decisão, controla o estoque da sua empresas e muito mais.

Quer saber mais? Clique aqui e solicite uma demonstração com um dos nossos consultores.

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário