A sua empresa já chegou naquele ponto em que não sabe mais para onde crescer? Você percebe que a concorrência vem ganhando mercado em todas as frentes ou o cliente já não tem interesse em seus produtos ou serviços? Em alguns momentos você apenas segue o fluxo do negócio, sem pensar nos próximos anos? Saiba que, se você chegou a este patamar, pode ser pela falta de um planejamento estratégico.
Mas calma. A falta de planejamento estratégico não afeta apenas você. Um levantamento realizado pelo Sebrae aponta que uma das principais causas do fechamento de empresas no Brasil é justamente esta falta de planejamento. Ou seja, muitos empresários, principalmente os de pequeno porte, acabam não dando valor à essa importante ferramenta de gestão.
A falta de um bom planejamento estratégico pode gerar diversos problemas para a sua empresa. Por exemplo, ter custos mais elevados do que o necessário, não conhecer as próprias dificuldades, ter dificuldades de crescimento, não conseguir fidelizar clientes, entre outros.
Confira 7 erros de gestão que podem arruinar o seu negócio
Dicas para administrar melhor seu negócio.
O planejamento estratégico é, portanto, uma ferramenta de negócios importante. Ele delimita a missão, visão e valores da sua empresa e te ajudar a entender o ambiente interno e externo.
Além disso, traça as suas forças e fraquezas e os riscos e oportunidades de negócio. Com todos estes elementos, é possível traçar os objetivos e metas da organização, minimizando os riscos e ajudando na tomada de decisões, com o objetivo de um crescimento do negócio.
Como elaborar o planejamento estratégico
Após entender a importância do planejamento estratégico é hora de arregaçar as mangas e começar a elaborá-lo. Como ele afeta a própria cultura organizacional, é importante que você não decida tudo sozinho. Portanto, você deve chamar, se possível, a sua equipe para que ele seja elaborado de forma conjunta. Com isso, você terá uma maior quantidade de ideias e terá uma ampliação na capacidade analítica.
Um bom planejamento estratégico leva em conta a resposta para algumas perguntas:
Onde estamos?
Este é o momento de analisar o ambiente interno e externo da organização. Entenda quais as suas principais dificuldades, compreenda o que o seu cliente procura, pesquise a concorrência e faça uma análise de mercado.
Você pode utilizar a chamada matriz SWOT (ou no português F.O.F.A.). Com ela, você pode identificar de forma simples as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças ao seu negócio.
Para onde queremos ir?
É o momento de analisar dados históricos e definir e projetar metas para os próximos anos. Estes objetivos devem ser quantificáveis e precisam estar relacionados à um período de tempo. Por exemplo: Triplicar o faturamento nos próximos cinco anos. Esta pergunta se relaciona com aspectos ligados ao faturamento, rentabilidade, posicionamento no mercado, entre outros.
Além disso, é importante que os seus objetivos estejam de acordo com a missão, visão e valores da sua empresa.
Como chegamos lá?
Após definir os objetivos, é hora de traçar as metas e estratégias que serão utilizadas para alcançá-los. Para isso, estabeleça algumas metas.
Por exemplo, se o seu objetivo é o triplicar o faturamento nos próximos cinco anos, as suas metas podem ser: ampliação do mercado, lançamento de novos produtos, aquisição de um sistema de gestão, contratação de pessoal, redução de custos, entre outros.
Faça um Programa de ação
O planejamento estratégico é importante, porém ele não pode ser apenas um documento. É preciso realizar um plano de ação para que cada um dos objetivos e das metas seja alcançado.
Por exemplo, se a meta é a redução de custos, o plano de ação deve conter os passos para se chegar a este objetivo, como: análise dos custos atuais, pesquisa de soluções, implementação das soluções, entre outros. Cada um destes passos deve ser designado a um responsável e deve-se estipular uma data e um custo.
Lembre-se que o seu planejamento estratégico não deve ser algo estático. Ele pode e deve ser modificado conforme a necessidade do seu negócio.
Quer saber mais sobre a gestão estratégica do seu negócio? Entenda como um ERP pode te ajudar na gestão estratégica.